Leia os textos abaixo:
[Devo] procurar sempre antes vencer a mim próprio do que à fortuna, e antes modificar meus desejos do que a ordem do mundo; e, em geral, a de acostuma-me a crer que nada há que esteja inteiramente a nosso poder, exceto os nossos pensamento (…) (…) De sorte que eu, isto é, a alma, pela qual sou o que sou, é inteiramente distinta do corpo e, mesmo, que é mais fácil de conhecer que ele, e, ainda que este nada fosso, ela não deixaria de ser tudo o que é. DESCARTES.
Discurso do método. In: Os pensadores: Descartes, São Paulo, Abril cultural. 1973. Pg. 51 e 55 _________________________________________ Há muitos filósofos que imaginam que estamos a cada momento intimamente conscientes do que chamamos de nosso eu; que sentimos sua existência e permanência (…) Se alguma impressão der origem à ideia de eu, esta impressão deve permanecer invariavelmente a mesma, durante toda a duração de nossas vidas, uma vez que supõe-se que o eu exista desta maneira.
Mas não há nenhuma impressão constante e invariável. (…) De minha parte, quando entro do modo mais íntimo em contato com isso que denomino eu mesmo, sempre encontro uma ou outra percepção particular, de calor ou frio, de luz ou sombra, de amor ou ódio, de dor ou prazer. Mas nunca posso apreender a mim mesmo, a qualquer momento, sem nenhuma percepção, e nunca posso observar nada além da percepção. HUME. Tratado sobre a natureza humana in. MARCONDES, Danilo (org.). Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro, Zahar, 2007, pg. 101-102
Por que Hume critica o cogito cartesiano? A partir do que se lê podemos concluir que Hume (texto 2), diferente de Descartes (texto 1), acredita que:
a) Não possuímos alma. Somos um mero organismo constituído por matéria.
b) Podemos ter plena consciência da existência de nossas almas.
c) Como nossas percepções não variam, podemos afirmar a unidade e permanência de nossa identidade pessoal.
d) Como as percepções variam, não podemos afirmar a unidade e permanência de nossa identidade pessoal.
e) Podemos questionar a existência de nosso corpo, mas não de nossa alma e pensamento.
me ajudem pfv
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:letra c
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás