Leia os textos a seguir.
Texto 1
A BBC considera fake news informações falsas distribuídas intencionalmente, geralmente com fins políticos ou comerciais. "O propósito é convencer as pessoas a pensarem de uma certa maneira, a votarem de uma certa maneira, ou ganhar dinheiro de publicidade toda vez que alguém clica em um conteúdo fraudulento", disse o diretor do BBC World Service Group, Jamie Angus na abertura do evento.
BBC. 'Pensamento crítico não é copiar críticas dos outros': especialistas debatem meios de combate às 'fake news’. Disponível em: Acesso em: 24 mar. 2019.
Texto 2
Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2019.
Considerando os Textos 1 e 2, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
as fake news são informações falsas que versam apenas acerca de questões políticas, logo, este é um problema de cunho eleitoral.
Alternativa 2:
as notícias falsas têm no fundo motivações nobres, embora estas se valham de um processo fraudulento, já que se baseiam em inverdades.
Alternativa 3:
as fake news podem tanto ser utilizadas para fins políticos como comerciais, assim, este não é um problema apenas da esfera política.
Alternativa 4:
as fake news podem ter um lado positivo quanto o intuito de quem as espalha é, no fundo, unir um grupo em torno de um ideal político comum.
Alternativa 5:
as notícias falsas só são disseminadas na atualidade porque o relativismo cultural permite aos indivíduos escolher o que é verdade.
Questão 1 de 10
Soluções para a tarefa
Alternativa 3:
As fake news podem tanto ser utilizadas para fins políticos como comerciais, assim, este não é um problema apenas da esfera política.
A alternativa correta é a 3:
"As fake news podem tanto ser utilizadas para fins políticos como comerciais, assim, este não é um problema apenas da esfera política."
As fake news representam um dos graves problemas da nossa atualidade, uma vez qu ea veiculação de informações e de notícias em massa possiiblitam a manipulação e a adulteração das mesmas, com vistas a fins políticos ou simplesmente incitando o ódio.
É necessário, portanto, que se mantenha uma postura crítica em relação àquilo que nos chega pelos meios televisivos e pelas redes sociais, procurando investigar se aquela notícia é procedente ou não e contribuir de maneira a não auxiliar na difusão de inverdades que recebemos.
Espero ter ajudado!