História, perguntado por yasminsanto76, 9 meses atrás

Leia os textos a seguir para responder às questões.

TEXTO 1
"Logo após 1964, a comunidade teatral conhecera um período de inesperada euforia, imaginando que poderia desempenhar uma importante função como centro de oposição ao regime. Tiradentes passou a ser um símbolo mal visto pelo governo e uma simples canção como Carcará, cantada por Maria Bethânia com a energia de uma justiceira e implacável ave de rapina - pega, mata e come - assumia ares de inflamado hino revolucionário. Mas o que 1964 permitira, talvez como necessária e, no fundo, inofensiva válvula de escape, 1968 acabara por sufocar."
(Décio de Almeida Prado, História da civilização brasileira).

TEXTO 2
“Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais,
Braços dados ou não.
Nas escolas, nas ruas,
Campos, construções
Caminhando e cantando,
E seguindo a canção. […]”
Geraldo Vandré, 1968.

Os festivais da canção eram ocasiões nas quais novas vozes e novos compositores passavam a ser conhecidos pelo público. Era o momento das torcidas, dos cartazes na plateia, de poder, de alguma forma, demonstrar a insatisfação contra o governo. Porém, em 13 de dezembro de 1968, no mesmo ano em que os jovens se atreviam a cantar e aplaudir “Pra não dizer que não falei das flores”, o marechal Costa e Silva anunciou aquilo que ficou entendido como o marco inaugural do período mais sombrio do Estado autoritário brasileiro.


a) Explique os eventos políticos ocorridos em 1964 e 1968, cujo impacto sobre a cultura é descrito nos textos acima.

b) O que o autor do Texto 1 quis dizer com a afirmação "o que 1964 permitira [...] 1968 acabara por sufocar"?​

Soluções para a tarefa

Respondido por carvaomontenegro161
10

Resposta:Os primeiros anos da ditadura (1964-1968) foram determinantes para o fortalecimento do Poder Executivo e para o cerceamento de direitos políticos dos cidadãos brasileiros. Durante esse período foram baixados alguns Atos Institucionais (AI), determinando as novas leis a serem seguidas no país.

O AI-1 cassou os direitos políticos de centenas de cidadãos: ministros, sindicalistas, jornalistas, deputados, etc.

O AI-2 instaurou o bipartidarismo, fechando dezenas de partidos políticos que atuavam no Brasil e só permitindo a existência de dois: o partido dos militares (ARENA) e um que contava com alguns oposicionistas (MDB). Tudo isso para supostamente criar um ar de democracia, que em verdade não existia. O AI-2 também determinou que as eleições para Presidente e Vice seriam indiretas, feitas por votação pelo Congresso Nacional.

O AI-3 estendeu as eleições indiretas também para Governadores e Vices dos estados da Federação, além de determinar que os Prefeitos das capitais não mais seriam eleitos, e sim indicados pelos Governadores.

O último desse período inicial e mais pesado golpe da ditadura foi o AI-5, que fechou o Congresso Nacional, cassou opositores do regime, suprimiu garantias constitucionais e instaurou a censura no Brasil.

 

O Ato Institucional nº 5, conhecido usualmente como AI-5, foi um decreto emitido pela Ditadura Militar durante o governo de Artur da Costa e Silva no dia 13 de dezembro de 1968. O AI-5 é entendido como o marco que inaugurou o período mais sombrio da ditadura e que concluiu uma transição que instaurou de fato um período ditatorial no Brasil.

2 -  Em 1964 militares aplicaram um golpe no Brasil em busca do poder que foi o Castelo Branco e em 1968 ocorreu o aumento do poder executivo, limitação das liberdades individuais e suspenção do Habeas corpus.

Explicação: SIM

Respondido por WiallaFarias
3

a) O Golpe Militar de 1964  deu início a uma  Ditadura Militar que durou 21 anos no Brasil. Em 1968 a imposição do AI-5 implementou mais censura e a tortura, o que gerou revolta e inúmeros protestos.

b)  Em 1964, a princípios da Ditadura Militar, os militares negligenciaram a cultura de protesto, como as música, cinema e a literatura, que criticavam a censura e o regime, mas em 1968 com a criação do AI5 ocorreu o aumento do poder executivo, limitação das liberdades individuais e suspensão do Habeas corpus.

A Ditadura Militar no Brasil

O Golpe de 1964, foi realizado pelas Forças Armadas do Brasil contra o presidente João Goulart. Os primeiros anos da ditadura (1964-1968) foram de forte censura, violência e cerceamento de direitos políticos dos cidadãos e das liberdades individuais.

Confira mais informações sobre Ditadura Militar  aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/48606820

#SPJ2      

Anexos:
Perguntas interessantes