Leia os textos a seguir para responder à questão 13:Texto ITexto II(...) Meu Brasil, Que sonhava com a volta do irmão do Henfil Com tanta gente que saiu num rabo de foguete Chora a nossa pátria-mãe gentil Choram marias e clarisses no solo do Brasil Mas sei, que uma dor assim pungente Não há de ser inutilmente a esperança Dança na corda bamba de sombrinha E em cada passo dessa linha pode se machucar (João Bosco e Aldir Blanc, O bêbado e o equilibrista)13 A crítica expressa na charge e a referência histórica da música estão relacionadas, respectivamente, com qual opção? a) À outorga do Ato Institucional n° 5 e ao "Pacote de Abril". b) À exaltação do nacionalismo e à "opção pela luta armada". c) À propaganda socialista e ao movimento pelas "Diretas Já". d) Ao autoritarismo do governo e à campanha a favor da Anistia. e) Ao fim da censura e à chamada "Lei Falcão".
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Letra d.
Nota-se que a canção realiza evidente questionamento e crítica à presença da repressora e autoritária ditadura militar em solo brasileiro, representando assim, a retirada de grande quantidade de direitos e da liberdade de expressão do povo.
Além disso, podemos citar a grande valorização e colocações acerca do processo de anistia, que compreende o retorno de indivíduos exilados políticos a solo nacional.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás