Leia os textos a seguir.
I) A construção dos sentidos que um texto adquire, em seus contextos específicos de acontecimentos, se realiza a partir de uma atividade de interação altamente complexa entre os sujeitos que se relacionam por meio de textos. Essa construção de sentidos acontece a partir da seleção, feita pelos produtores dos textos, dos elementos linguísticos e de sua organização na estrutura textual, como também "a mobilização de um vasto conjunto de saberes de ordem cognitiva, cultural, histórica, de todo o contexto, enfim, como também – e sobretudo – a sua reconstrução no momento da interação".
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012, p. 10.
II) "Um texto, para ser assim considerado, precisa apresentar duas propriedades: uma ligada a sua estrutura interna e outra ligada a contextos de sua produção e recepção. A primeira propriedade está ligada ao sentido que a etimologia da palavra texto nos remete: tecido, entrelaçado, amarração, trama composta de "fios" relacionados ou entrecruzados. Ou seja, esta propriedade é chamada de coesão. A segunda está ligada ao conceito de relação lógica harmônica entre as ideias; e, também, a não contradição entre as partes que compõem um texto. No entanto, esta propriedade, chamada de coerência, vai muito além disso, pois mostra-se no resultado da apreensão global dos sentidos que estão expressos em um texto".
SAUTCHUK, I. Perca o medo de escrever: da frase ao texto. São Paulo: Saraiva, 2011.
Agora, com base em seus conhecimentos e nos conteúdos apresentados no texto-base da disciplina sobre texto e fatores de textualidade, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 5:
a)
Pode-se afirmar, de maneira sintética, que a coesão é uma conexão entre elementos linguísticos; sendo a coerência uma conexão de ideias, uma interdependência de sentidos. Ambas determinantes para a interação altamente complexa entre os sujeitos que se relacionam por meio de textos e, por isso mesmo, consideradas entre os fatores de textualidade.
b)
A coesão e a coerência são elementos distintos a serem considerados no processo de enunciação e recepção textual, visto que o primeiro consiste na perspectiva lógico-formal do texto verbal, enquanto o segundo refere-se à estrutura interna do texto e ao respeito às regras do código linguístico em questão.
c)
Um texto, para ser assim considerado, deve conter os usos formais das estruturas linguísticas.
d)
A enunciação verbal pode prescindir de coerência, mas não de coesão, para ser classificada, segundo os estudos linguísticos, como um texto adequado a determinada circunstância comunicativa.
e)
O sentido de um texto verbal está diretamente vinculado à coesão, entendida como o encadeamento formal das palavras, e à coerência, vista como o conjunto de elementos meramente gramaticais que as encadeiam.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Bom pelo o que eu entendi eu marcaria a alternativa C
Perguntas interessantes