Português, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Leia os textos a seguir e faça o que se pede.

TEXTO 1
“A estrutura pedagógica jesuítica no início do processo de colonização esteve par e passo as elaborações das Constituições e do Ratio Studio rum, implicando em relações antagônicas das práticas. A Ratio Studio rum consistia em um método educacional, não como organização pedagógica, mas estando mais para um conjunto de práticas e condutas positivas. […] A proposta pedagógica era a de formar um ‘novo homem’ pautada no humanismo, com a intenção de garantir uma criticidade e independência do pensamento, porém, na prática, o que aconteceu foi contrário, pois os dogmas religiosos conduziram à educação à tradicionalidade” (LUZURIAGA, 2001 apud, AGUIAR & CASTELEIRA, 2018, p. 142).
AGUIAR, Gilson da Costa; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018.

TEXTO

Os textos 1 e 2 remontam ao contexto da educação jesuítica no Brasil, principalmente quanto à metodologia e aos documentos elaborados no período colonial. O Ratio Studiorum, por exemplo, serviu como um documento orientador para a metodologia e conteúdo dos cursos jesuítas no Brasil. Diante disso, a partir do conteúdo apresentado na disciplina, elabore um texto dissertativo de 10 a 15 linhas comparando os objetivos dos documentos elaborados para a educação na Europa e no Brasil, nesse contexto da presença jesuítica no Brasil.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
9

O documento Ratio Studiorum, compreendido como um dos principais documentos orientadores trazidos pelos jesuítas da Europa durante o Brasil Colonial, primavam pela catequização dos índios de forma alienadora e passiva.

Diante disso, como representa a imagem, isto ocorreria por meio da eliminação de manifestações culturais indígenas, visto que os portugueses viam estas ações como "inferiores" e deveriam parar de serem desenvolvidas.

Perguntas interessantes