Leia os seguintes parágrafos do conto “A causa secreta”, de Machado de Assis (as linhas pontilhadas entre colchetes indicam a supressão de vários parágrafos do texto original):
(§ 2) Tinham falado também de outra cousa, além daquelas três, cousa tão feia e grave, que não lhes deixou muito gosto para tratar do dia, do bairro e da casa de saúde. Toda conversação a este respeito foi constrangida. Agora mesmo, os dedos de Maria Luísa parecem ainda trêmulos, ao passo que há no rosto de Garcia uma expressão de severidade, que não lhe é habitual. Em verdade, o que se passou foi de tal natureza, que para fazê-lo entender, é preciso remontar à origem sem rebuço.
[...]
(§ 51) Dous dias depois, - exatamente o dia em que os vemos agora, - Garcia foi lá jantar. Na sala disseram-lhe que Fortunato estava no gabinete, e ele caminhou por ali; ia chegando à porta, no momento em que Maria Luísa saía aflita.
[...]
(§ 66) Maria Luísa defendeu-se a medo, disse que era nervosa e mulher; depois foi sentar-se à janela com suas lãs e agulhas, e os dedos ainda trêmulos, tal como a vimos no começo desta história [...].
A ordenação temporal do conto “A causa secreta” é linear ou alinear? Comente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá, boa noite!
É alinear, pois logo no início do conto ocorre um flashback.
Espero ter ajudado! :D
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás