Leia os fragmentos.
“O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome também é professora. Quem passa fome aprende a pensar no próximo, e nas crianças”. (p.25)
Ontem eu ganhei metade de uma cabeça de porco no Frigorífico. Comemos a carne e guardei os ossos. E hoje puis (sic) os ossos para ferver. E com o caldo fiz as batatas. Os meus filhos estão sempre com fome. Quando eles passam muita fome eles não são exigentes no paladar. ...Surgiu a noite. As estrelas estão ocultas. O barraco está cheio de pernilongos. Eu vou acender uma folha de jornal e passar pelas paredes. E assim que os favelados matam mosquitos. (p.26)
JESUS, C. M. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2014.
Os trechos acima pertencem ao texto literário Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. Nele, acompanhamos a rotina de uma catadora de papel, que mora na favela do Canindé, e que trabalha arduamente para sustentar os filhos. De um modo geral, o livro traz a realidade dos favelados na década de 1950: os costumes de seus habitantes, a violência, a miséria, a fome e as dificuldades para se obter comida.
Com base nos trechos apresentados e com o estudo do Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O pedido feito pela narradora, no primeiro fragmento, expõe uma denúncia muito grave: a da falta de funcionamento saudável dos três poderes, sobretudo daquele que atua nos fins diretos da administração pública, executando os projetos voltados para melhorar a vida das pessoas.
PORQUE
II. A escassez de alimentação saudável (marcada pela cabeça de porco e ossos) e a ausência de moradia adequada (os pernilongos incomodando no barraco) marcam a violação de direitos que deveriam ser garantidos a todos os cidadãos, mas não são por incompetência administrativa do governo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
weliton1494:
Resposta 1
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Perguntas interessantes