Leia os dois textos a seguir e responda às questões.
O texto 1 é de Machado de Assis. Este autor nasceu no Rio de Janeiro, em 1839, e morreu em 1908. Leremos trechos de dois capítulos do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881. Brás Cubas, narrador-personagem, conta sua história depois que morre.
Lembre que o livro foi publicado em 1881 e, possivelmente, você estranhará algumas palavras.
Capítulo XVI
Ocorre-me uma reflexão imoral, que é ao mesmo tempo uma correção de estilo. Cuido haver dito, no capítulo XIV, que Marcela morria de amores pelo Xavier. Não morria, vivia. Viver não é a mesma coisa que morrer; assim o afirmam todos os joalheiros desse mundo, gente muito vista na gramática.
(...) O que eu quero dizer é que a mais bela testa do mundo não fica menos bela, se a cingir um diadema de pedras finas; nem menos bela, nem menos amada. Marcela, por exemplo, que era bem bonita, Marcela amou-me...
Capítulo XVII
...Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil. (...)
ASSIS, Machado de J. Memória póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre: W. M. Jackson, 1953. vol.5, p. 73–74.
O texto 2 é de Marina Colasanti, autora de nossa época. O conto foi retirado do livro Contos de amor rasgados, publicado em 1986.
PROVA DE AMOR
"Meu bem, deixa crescer a barba para me agradar", pediu ele.
E ela, num supremo esforço de amor, começou a fiar dentro de si e a laboriosamente expelir
aqueles novos pêlos, que na pele fechada feriam caminho.
Mas quando, afinal, doce barba cobriu-lhe o rosto, e com orgulho expectante entregou sua
estranheza àquele homem: "Você não é mais a mesma", disse ele.
E se foi.
COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 165.
1) No texto de Machado de Assis, é possível deduzir que o amor de Marcela era um amor interesseiro. Retire do texto uma frase que pode confirmar essa afirmação.
2) Conte com suas palavras o enredo do texto "Prova de amor".
3) Compare os dois textos. Em qual deles a mulher parece ser mais submissa? Por quê?
#LivroDoEstudanteENCCEJA
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Pode-se retirar o seguinte trecho do fragmento de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis: "Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos". O enredo do texto Prova de amor de Marina Colasanti mostra o amor de uma mulher por um homem capaz de transformá-la em algo que ela não representava, em nome dele.
O segundo texto apresenta a figura da mulher mais submissa, pois a moça fez nascer barba em si, algo que não é natural à mulher, por amor ao homem, o qual a rejeitou após a transformação. Já Marcela é representada como interesseira no primeiro texto e não submissa.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/13323894
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás