1. Marcelino Juvêncio Freire brinca de dizer o que os provérbios não dizem. A palavra do provérbio que está faltando é:
a) pior.
b) menos.
c) mais.
d) melhor.
2. Encaixando a palavra formada pelas letras destacadas graficamente por Marcelino Juvêncio Freire, o provérbio ficaria:
a) "Quem ri por último, ri melhor".
b) "Quem ri por último, ri pior".
c) "Quem ri por último, ri menos".
d) "Quem ri por último, ri mais".
#LivroDoEstudanteENCCEJA
Soluções para a tarefa
1) A alternativa correta sobre o provérbio que está faltando é a letra d) melhor.
2) A alternativa correta sobre a forma que ficaria a palavra se ela fosse formada pelas letras destacadas graficamente por Marcelino Juvêncio Freire é a letra b) "Quem ri por último, ri pior".
1) "Quem ri por último, ri melhor" é um ditado popular bastante utilizado e conhecido no país, e por este motivo ele faz parte do senso comum da população brasileira.
Sabendo do fato de que o ditado é conhecido por grande parte da população, o autor não utiliza a última palavra do ditado porque entende que o leitor automaticamente completará o ditado.
Ou seja, o leitor utiliza seu conhecimento de mundo para realizar a compreensão completa do que é apresentado por Marcelino Juvêncio.
2) O ditado, se fosse formado unicamente pela palavra destacada dentre as que estão apresentadas, ficaria "Quem ri por último, ri pior", uma vez que a palavra em destaque é "pior". Assim sendo, o ditado popular teria seu sentido alterado.
A palavra "pior" está desencaixada, pois o "i" da palavra se encontra acima dela, para completar a palavra "ri". Ou seja, uma mesma letra é usada em duas palavras diferentes.
Se ela fosse novamente encaixada na palavra "pior", deixaria o "r" isolado acima, e este não teria seu sentido completo.
Veja mais sobre ditado popular em:
https://brainly.com.br/tarefa/45876451
https://brainly.com.br/tarefa/39645401