Leia os dois documentos e responda ao que se pede.
“O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Três razões fazem ver que a monarquia hereditária é o melhor governo. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio. A segunda razão é que esse governo é o que interessa mais na conservação do Estado e dos poderes que o constituem: o príncipe, que trabalha para o seu Estado, trabalha para seus filhos. A terceira razão retira-se da dignidade das casas reais.”
BOSSUET, Jacques-Bénigne. A política inspirada na Sagrada Escritura. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano,1977. (Adaptado).
“Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar os outros. A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo da mesma espécie tem o direito de gozar dela logo que goze da razão. Toda autoridade (que não a paterna) vem duma outra origem, que não é a da natureza. Examinando-a bem, sempre se fará remontar a uma dessas duas fontes: ou a força e violência daquele que dela se apoderou; ou o consentimento daqueles que lhe são submetidos, por um contrato celebrado ou suposto entre eles e a quem deferiram a autoridade.”
DIDEROT, Denis. Autoridade política. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1977.
A partir dos seus conhecimentos interprete com suas palavras os trechos dos textos e descreva as diferenças entre eles e qual formato de governo que Jacques-Bénique Boussuet defendia.
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O primeiro texto mostra a ideologia de Bossuet, esse pensador estava relacionado a igreja católica e defendia a monarquia absolutista. Bossuet dizia que os reis tinham poderes divinos e que eram colocados no trono pelo próprio Deus. Bossuet tinha muita influencia, ele é considerado como o influenciador do absolutismo na França.
O segundo texto, é de um pensador iluminista, que tinha aversão ao poder absolutista e a ao poder que a igreja exercia sobre o estado. Seus escritos contribuíram para a revolução francesa. Sua opinião era que o ser humano não deveria se submeter a outros, pregava a liberdade em vários sentidos.
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