Leia o trecho produzido por um aluno:
“Na minha opinião a mulher tem que fazer o que ela quer, se quer ficar só em casa fique, mas se quiser trabalhar fora que trabalhe, o Brasil é um país que isso é liberado a mulher faz o que achar melhor, (...)
Então na minha opinião (...) se quer se torna independente que se torne”.
O leitor reconhece no texto do aluno características da oralidade, exceto em:
a. O uso da expressão “na minha opinião”, iniciando os dois parágrafos, é típico na conversação.
b. A mudança repentina de tópico é comum em meio à conversação por não haver tempo para planejamento e fluir mais rapidamente a conversa. No caso do texto do aluno, o novo tópico é “o Brasil é um país que isso é liberado”.
c. A língua falada é caracterizada pela hesitação, repetição, pausas na voz. No texto do aluno, por sua vez, encontra-se repetição de termos.
d. O texto do aluno estrutura-se de paragrafação, típico da fala.
e. O texto do aluno não está cuidadosamente organizado, marcando alto grau de informalidade que pode estar presente na oralidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
por favor perciso de ajuda
Respondido por
32
Olá!
A alternativa D está correta.
Neste sentido, a língua falada carrega consigo diversos costumes e vícios de linguagem, esses, que podem estar relacionados a oralidade do aluno, ou até mesmo um descuido por parte do mesmo.
Deste modo, a representação do texto deve seguir as opiniões do aluno mas estar de acordo com a oralidade desejada pelo professor, o que reforça o fato da alternativa D não corresponder ao processo da escrita.
Até mais!
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás