Leia o trecho “[...]Mesmo para os turistas do Império Romano, gente mais do que acostumada a espetáculos sangrentos, aquela era uma atração especial. O sucesso era tanto que, por volta do ano 200 da nossa era, até a construção de um anfiteatro em volta do templo foi autorizada, para que os visitantes pudessem acompanhar cada detalhe do ritual. Um adolescente nu tentava apanhar o queijo depositado sobre o altar da deusa Ártemis, enquanto um dos sacerdotes o chicoteava sem dó, fazendo o sangue espirrar no altar. O jovem que agüentasse mais era saudado como campeão – isso quando tinha a sorte de sobreviver à cerimônia. Os estrangeiros provavelmente deixavam o anfiteatro romano muito satisfeitos: tinham testemunhado um legítimo costume da lendária cidade-Estado de Esparta.[...]O texto acima relata um ritual muito presente em Esparta, cidade-Estado grega que ao lado de Atenas, liderou o período Clássico. Sobre a cidade de Esparta, é CORRETO afirmar? *
1 ponto
A) Fundada pelos Dórios, Esparta era uma cidade-Estado militarista e com uma sociedade bastante rígida e hierarquizada.
B) Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu em nenhuma guerra e foi exemplo de diplomacia durante os conflitos que envolveram o mundo grego.
C) Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no desenvolvimento intelectual e artístico dos seus cidadãos, com destaque para a filosofia espartana.
D) Esparta é constantemente lembrada pela criação da democracia no mundo grego, modelo de governo que contava com a participação direta dos cidadãos.
E) Assim como em outras cidades-Estado, as mulheres espartanas não contavam com muita liberdade e eram impedidas de atuar em assembleias públicas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:A
Explicação:
Ela foi formada por dorios e e focada em atividades militares
Respondido por
1
Resposta:
letra [a]
Explicação:
bom dia a todosωωωωωω
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Música,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás