História, perguntado por arthurburiti543, 10 meses atrás

“Em 1825, terminava a guerra de independência, deixando uma pesada herança em toda a América. A ruptura das estruturas coloniais fora causada por uma profunda transformação dos sistemas comerciais, pela perseguição dos grupos mais estreitamente ligados à antiga metrópole que haviam controlado o sistema anterior; e a ruptura fora, finalmente, aguçada pela militarização, que impunha dividir o poder com grupos que antes estavam excluídos do mesmo ... Esperava-se que, das ruínas desse regime, surgisse uma nova ordem, cujas linhas fundamentais haviam sido previstas desde o início das lutas pela independência. Mas a nova ordem tardava a nascer.”(DONGHI, Halperin. História da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 81.) A partir da leitura do texto acima, identifique e caracterize um aspecto histórico que se relaciona corretamente com o processo de independência na América Espanhola, ocorrido na primeira metade do século XIX.

Soluções para a tarefa

Respondido por dafnebk
3

O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais.

Sem dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Por estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chapetones.

Perguntas interessantes