Leia o trecho extraído de uma notícia veiculada na internet: "O carro furou o pneu e bateu no meio fio, então eles foram obrigados a parar. O refém conseguiu acionar a população, que depois pegou dois dos três indivíduos e tentaram linchar eles. O outro conseguiu fugir, mas foi preso momentos depois por uma viatura do 5º BPM", afirmou o major. No português do Brasil, a função sintática do sujeito não possui, necessariamente, uma natureza de agente, ainda que o verbo esteja na voz ativa, tal como encontrado em: (A) "O carro furou o pneu". (B) "e bateu no meio fio". (C) "O refém conseguiu acionar a população". (D) "tentaram linchar eles". (E) "afirmou o major".
#FUVEST
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra A: "O carro furou o pneu".
A. Correta. O sujeito da frase não atua como agente. "Carro" não tem como furar o pneu do carro. Por isso seria adequado trocar a frase por "O pneu do carro foi furado"
B. Incorreta. O agente da ação da alternativa é "carro" e não "bateu".
C. Incorreta. O agente da ação é "conseguir", o refém é o sujeito da frase.
D. Incorreta. O sujeito de "tentaram" é classificado como um sujeito indeterminado. Porém é possível afirmar que as pessoas são agentes do verbo.
E. Incorreta. O sujeito da frase é "major", tornando-se agente da ação.
Abraços!
O item A está correto.
A questão quer saber qual opção apresenta um verbo na voz ativa, mas o sujeito não exerce a função de agente. Todas as alternativas apresentam verbos na voz ativa. Apenas a opção B não apresenta um sujeito com o sentido de agente da ação verbal.
Dizendo de outra maneira, apesar de a forma verbal "furou" estar na voz ativa, a sentença não apresenta um sujeito com natureza de agente, ou seja, o sujeito não pratica a ação verbal. Isso significa que "o carro" não praticou a ação de furar o pneu.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/39020607