Leia o trecho
“ Essencialmente, o Estado Nacional Moderno era apenas isso: um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição social tradicional. Em outras palavras, o Estado Moderno nunca foi um árbitro entre a nobreza e a burguesia, e menos ainda um instrumento da burguesia nascente contra a nobreza : ele era a nova roupagem política de uma nobreza atemorizada.”
ANDRESON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista
JUSTIFIQUE a afirmativa:
“ O Estado era a nova roupagem política de uma nobreza atemorizada.”
Valor da questão: 25 pontos
Questão #3
O processo de expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI possibilitaram a exploração do Oceano Atlântico conhecido, à época como Mar tenebroso. Como resultado um novo movimento penetrava nesse mundo de universos separados, dando início a um processo que foi considerado por alguns historiadores uma primeira globalização, e no qual coube aos portugueses e espanhóis um papel de vanguarda e pioneirismo.
RELACIONE a expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI ao processo de globalização.
Valor da questão: 25 pontos
Questão #4
Leia o trecho
[...] Na sexta feira ( 7 de abril ) foram de novo prestadas homenagens ao conde, em expressão de fidelidade e garantia. O conde perguntou ( ao vassalo ) se ele desejava se tornar um homem sem reservas, ele respondeu: “ Quero “[...]. Em segundo lugar, aquele que havia prestado homenagem jurou fidelidade [...], com estas palavras: “ Comprometo-me por minha fé a ser fiel daqui por diante [...] e a cumprir integralmente a minha homenagem, de boa fé e sem culpa [...] .
GUADALUPE, Maria Sanchez. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo:Unesp,2000.p.96
A - CITE a camada social envolvida na cerimônia mencionada no texto.
B - EXPLIQUE de que maneira a relação de suserania e vassalagem impedia o acesso à terra pelos servos.
Valor da questão: 25 pontos
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Na perspectiva de Anderson, o Estado absolutista significou um rompimento drástico com relação à fragmentação política característica do período feudal? Justifique.
(0,5) H15
Segundo o autor, que representa um dos expoentes da visão marxista de História, o Estado Absolutista não representa uma mudança drástica, pois preserva os tradicionais privilégios da velha elite feudal. Tal modelo, desenvolvido na Idade Moderna, apesar de possuir uma estrutura centralizada de poder, representou uma adaptação.
b) Na visão de Anderson, qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista? Justifique. (0,5) H11
Para o autor, a classe dominante é a nobreza, responsável pelo controle dos principais cargos políticos. Ministros, conselheiros e assessores do Rei pertenciam à nobreza, colocando essa classe social no controle do Estado.
c) Além dos elementos apontados no texto, ofereça mais duas características constitutivas dos chamados Estados absolutistas. (1) H22
Os Estados Absolutistas garantiam privilégios ao clero e eram caracterizados por grande intolerância religiosa, principalmente nos países católicos, nos quais o poder do rei era justificado como sendo de origem divina. No campo econômico, os Estados exerciam forte intervenção e controle, preocupados em obter balança comercial favorável, segundo uma mentalidade mercantilista.
grendeldekt e mais 172 usuários acharam esta resposta útil
OBRIGADO
108
4,7
(64 votos)
Entrar para comentar
Resposta
4,3/5
18
Valentinamacc
Ambicioso
79 respostas
20.7 mil pessoas receberam ajuda
Resposta:
Plurall
Explicação:
a) Apesar de o Estado absolutista ter preservado inú- meros elementos feudais – notadamente na questão social abordada no texto de Perry Anderson –, a centralização do poder representou uma ruptura política significativa, em relação à fragmentação do período feudal. Na análise da questão social, o autor afirma que o absolutismo não representou a afirmação de uma burguesia mercantil, mas a manutenção da nobreza no poder em torno do rei, adaptada às mudanças associadas ao desenvolvimento comercial. Para afirmar-se como estrutura dominante de poder, o Estado absolutista buscou ampliar os vínculos com a nobreza.
b) O grupo dominante é a nobreza, atraída para as cortes que gravitam em torno do monarca. O Estado estaria vinculado aos interesses da nobreza e às necessidades de manutenção do poderio sobre as “massas camponesas”, um modelo marcadamente aristocrático na ocupação dos cargos públicos, nos privilégios associados ao nascimento e na estrutura tributária que favorecia a nobreza.
c) Entre as características, podem ser citadas: política econômica mercantilista; manutenção de grandes contingentes militares; grande concentração de poderes nas mãos do monarca e da corte que gravitava em torno do Estado; predomínio da justificativa religiosa para o poder do monarca (teoria do direito divino); marginalização das camadas populares.
taffy927x2 e mais 31 usuários acharam esta resposta útil
OBRIGADO
18
4,3
(13 votos)
Entrar para comentar
Ainda tem perguntas?
ENCONTRE MAIS RESPOSTAS
FAÇA SUA PERGUNTA
Novas perguntas de História
)No período da Idade dos Metais, o homem aprendeu a usar o cobre.verdadeiro ou Falso?
O pioneirismo português e espanhol na navegaçãomundo ocidentalapresentou algumascaracterísticas que são?
zº) Quais eram os principais objetivos das GrandesNavegações?
De acordo com o texto acima e também na parte destacada do texto, discorra sobre o papel feminino na Primeira Grande Guerra e as mudanças que ocorrera …
4) No iluminismo, tivemos várias ideias como por exemplo:a) a liberdade é um direito do ser humano e a busca pelo conhecimento é essencialb) somente u …
faz sentido para você o que a onu fala sobre ser indígena
O capitalismo informacional continua sendo industrial e financeiro. Por quê?
Como era conhecido o partido democrata?
Por que a expedição de Martim Afonso de Souza representou um rompimento da política de abandono empregada até o momento nas terras americanas pertncen …
dê a sua opinião sobre as diferenças culturais existem na sociedade atual em relação ao povo indígena