História, perguntado por GabrielXboxgemer, 3 meses atrás

A Revolução Francesa, que ocorreu no ano de 1789, foi o evento que, segundo alguns autores, inaugurou a chamada Idade Contemporânea. Os historiadores do século XIX, que fizeram a linha divisória da História, imputaram a esse acontecimento o caráter de marco divisor entre a Idade Moderna e a Contemporânea, por conta da radicalização política que o caracterizou. Para se entender a Revolução Francesa é necessário conhecer um pouco da situação econômica e social da França do século XVIII. Até o século XVIII, a França era um estado em que vigia o modelo do absolutismo monárquico. O então rei francês, Luís XVI, personificava o Estado, reunindo em sua pessoa os poderes legislativo, executivo e judiciário. Os franceses então não eram cidadãos de um Estado Democrático Constitucional, como hoje é comum em todo o mundo ocidental, mas eram súditos do rei. O rei personificava o Estado.
Dentro da estrutura do Estado Absolutista, havia três diferentes estados nos quais a população se enquadrava: o Primeiro Estado era representado pelos bispos do Alto Clero; o Segundo Estado tinha como representantes a nobreza, ou a aristocracia francesa – que desempenhava funções militares (nobreza de espada) ou funções jurídicas (nobreza de toga); o Terceiro Estado: por sua vez, era representado pela burguesia, que se dividia entre membros do Baixo Clero, comerciantes, banqueiros, empresários, os sans-cullotes (“sem calções”), trabalhadores urbanos e os camponeses, totalizando cerca de 97% da população.
1)Para os historiadores o que este acontecimento representou? Explique.
2)Para se entender a Revolução Francesa é necessário? Explique.
3)De acordo com os seus conhecimentos o que foi o Absolutismo? Explique.
4)Até o século XVIII, a França era um estado em que? Explique.
5)Fale sobre o terceiro Estado? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por kelvylima01
2

Resposta:

R -

1) O fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea;

2) Entender a atuação situação econômica e política a qual a França estava passando;

3) Foi um regime o qual o poder era centralizado na figura do Soberano (Rei, Imperador, Príncipe);

4) A França era uma monarquia absolutista, sendo governada pelo Rei Luís XVI;

5) O 3º Estado era composto por a baixa burguesia, camponeses e "sans culotes" (trabalhadores parisienses que usavam calças largas).

Explicação:

Perguntas interessantes