Leia o trecho e responda à questão:
Imaginemos, agora, alguém que tomasse uma decisão muito estranha e começasse a fazer perguntas inesperadas. Em vez de “que horas são? ” Ou “que dia é hoje? ”, perguntasse: O que é o tempo? Em vez de dizer “está sonhando” ou “ficou maluca”, quisesse saber: O que é o sonho? A loucura? A razão? Se essa pessoa fosse substituindo sucessivamente suas perguntas, suas afirmações por outras: “Onde há fumaça, há fogo”, ou “não saia na chuva para não ficar resfriado”, por: O que é causa? O que é efeito?; “seja objetivo ”, ou “eles são muito subjetivos”, por: O que é a objetividade? O que é a subjetividade?; Em vez de gritar “mentiroso! ”, questionasse: O que é a verdade? O que é o falso? O que é o erro? O que é a mentira? Quando existe verdade e por quê? Quando existe ilusão e por quê? Fonte: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 2000.
No trecho acima, Marilena Chauí propõe um exercício de imaginação em que trocamos expressões comuns em nosso dia-a-dia por questões filosóficas.
De acordo com a interpretação do trecho acima e as dicussões feitas sobre Sócrates e a atitude filosófica, é possível afirmar corretamente que:
A.
A filosofia é um conhecimento completamente dissociado da vida comum e Sócrates nos mostra que a atitude filosófica consiste em mostrar-se indiferente a questões banais.
B.
O filósofo é aquele que está comprometido com a busca pela verdade. Sócrates ao permanecer perguntando, assumindo que nada sabe, representa a atitude filosófica.
C.
Sócrates, em seus diálogos, utilizava o princípio de não-contradição pois a atitude filosófica consiste em apresentar silogismos verdadeiros.
D.
Sócrates representa a atitude filosófica pois valorizava a dúvida como método para atingir certezas claras, distintas e dogmáticas.
E.
A atitude filosófica está relacionada ao relativismo acerca da verdade. Ao permanecer perguntando, Sócrates demonstra que não existe verdade.
______________________
Sobre os pensadores pré-socráticos, as afirmações corretas são:
I. Os pré-socráticos questionaram sobre a origem (arché) da natureza (physis) elaborando teorizações racionais sobre a ordem do cosmo.
II. O pensamento dos pré-socráticos é experimental e utiliza-se de um método científico para suas investigações sobre a natureza.
III. Os pré-socráticos compreendiam natureza (physis) como um ciclo em que tudo está integrado, tanto os elementos naturais, como os animais, o próprio homem.
IV. A filosofia pré-socrática considera que a natureza é algo separado que o homem é capaz de dominar e utilizar em função dos seus propósitos, através do uso da razão, da ciência e tecnologia.
A.
II e III, apenas.
B.
I e III, apenas.
C.
I, II, III e IV, apenas.
D.
II e IV, apenas.
E.
I e II apenas.
________________________________
Em seus diálogos filosóficos, Sócrates usava alguns recursos como a ironia, a maiêutica e a dúvida. O modo de debater utilizado pelo filósofo tinha intenção de gerar no interlocutor uma atitude filosófica.
Sobre a filosofia de Sócrates, é correto afirmar que:
A.
Em seus diálogos Sócrates buscava mostrar ao seu interlocutor que ele possuía um conhecimento mais elevado e que aquele com quem dialogava nada sabia.
B.
Em seus diálogos Sócrates posicionava-se como alguém que não sabe, incitando a dúvida em seu interlocutor acerca daquilo que julgava saber.
C.
Para Sócrates, o pensamento filosófico considera que a verdade é subjetiva e relativa, pois não é exato, como a matemática.
D.
Sócrates considera que acima da filosofia estão as divindades que possuem todas as respostas – sem espaço para a dúvida ao filosofar.
E.
Os debates de Sócrates tratavam a dúvida como algo negativo. O objetivo do filósofo era produzir dogmas irrefutáveis e universais.
____________________________
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Respostas corretas:
B
BB
B
Perguntas interessantes
História,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Português,
3 meses atrás
Pedagogia,
3 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás