Leia o trecho do texto intitulado “Líder em lixo eletrônico na América Latina, Brasil tem só seis recicladoras”, de Rodrigo Lara.
Você conhece os materiais que podem ser considerados lixo eletrônico? Uma pesquisa realizada com 2.075 pessoas chegou à conclusão de que 87% delas já ouviram falar sobre esse tipo de lixo, mas não sabem exatamente do que se trata. O estudo foi realizado em parceria entre a Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, e a Radar Pesquisas. Para se ter uma ideia, 33% dos entrevistados acreditam que a expressão lixo eletrônico está ligada ao meio digital. Ou seja: aos spams que aparecem na caixa de email ou arquivos sem utilidade, como aquela foto torta que você tirou na última viagem.... Já 2% afirmaram que o termo se refere ao local onde eletrônicos descartados são jogados, enquanto 7% não souberam responder. Os resultados não são nada animadores, uma vez que o Brasil produz muito disso: em 2019, foram mais de 2 milhões de toneladas geradas no país nessa categoria — o que dá pouco mais de 10 kg de lixo eletrônico gerado por habitante. O descarte incorreto desses materiais pode causar câncer e diferentes doenças....
Esse volume todo faz com que o país ocupe a quinta colocação no mundo na produção de lixo eletrônico, sendo líder na América Latina. Em termos mundiais, segundo The Global E-waste Monitor 2020, são geradas 53 milhões de toneladas de lixo do tipo por ano.
E o que é lixo eletrônico? O lixo eletrônico envolve aparelhos alimentados por eletricidade, sejam os ligados diretamente na tomada ou que usam baterias e pilhas, assim como seus componentes, como periféricos e peças de PC, cartões de memória etc. Fontes de energia, como baterias e pilhas, que chegaram ao fim da vida útil, seja por quebra, defeito ou defasagem, também encaixam no perfil.
A reciclagem desse tipo de lixo, porém, ainda é um desafio no Brasil. A estimativa é que, do lixo eletrônico gerado no país em 2019, menos de 3% foi reciclado. "Além das possíveis contaminações de solo e água com o descarte incorreto, também há um grande desperdício, porque os materiais podem ser reutilizados em diferentes indústrias, evitando a extração de matérias-primas virgens", explica Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron. Dos entrevistados na pesquisa, 33% afirmaram nunca ter ouvido falar desses locais de coleta e 25% nunca levaram algum dejeto do tipo em um desses pontos. O resultado disso é o descarte incorreto, já que metade dos entrevistados afirmou já ter jogado itens do tipo no lixo comum e 65% disseram que descartam esses itens no lixo reciclável (o que não é o ideal). Por fim, há os que sempre doam eletrônicos usados em condição de uso (20%), os que vendem (14%) e os que deixam aparelhos e pilhas sem condições de uso guardados em casa (10%).
A baixa taxa de reciclagem de lixo eletrônico no país é preocupante, mas há outro ponto bastante problemático: a falta de estrutura para processar esses resíduos no país. "Há centenas de empresas sem alvará para esse tipo de operação. Em nossos registros, há apenas seis empresas que atendem todos os requisitos para esse processo no país e a maioria está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. Isso gera um desafio logístico e o transporte envolve altos custos e impactos ambientais", afirma Brescansin.
Disponível em . Acesso em 26 jan. 2022.
Com base na leitura, avalie as afirmativas.
I. A pesquisa realizada revelou que apenas 33% das pessoas sabem definir corretamente o que é lixo eletrônico.
II. O descarte incorreto dos materiais que compõem o lixo eletrônico contribui para o aumento da contaminação e da poluição do meio ambiente.
III. O Brasil é um grande produtor de lixo eletrônico na América Latina, porém, devido aos elevados custos financeiros do processo e ao desconhecimento da população, observam-se limitações no processo de reciclagem desse material.
É correto o que se afirma em
a.
I, apenas.
b.
II, apenas.
c.
II e III, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
C.
ll e III, apenas.
Explicação:
Respondido por
0
Com base na leitura, as afirmativas corretas são:
c. II e III, apenas.
Interpretação de texto
As afirmativas podem ser comprovadas ou refutadas com base na leitura do texto da reportagem.
A afirmativa I é falsa, pois o texto informa que 33% se refere ao número de pessoas que acreditam que a expressão lixo eletrônico está ligada ao meio digital, ou seja, NÃO sabem definir adequadamente essa expressão.
Elas não sabem que se refere ao lixo formado por aparelhos eletrônicos, isto é, que utilizam eletricidade, e seus componentes. São exemplos de lixo eletrônico pilhas, baterias, televisores, rádios, celulares, entre outros.
Mais sobre lixo eletrônico em:
https://brainly.com.br/tarefa/12050964
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás