Leia o trecho do hino do Rio Grande do Sul e responda o que se pede.
“Como a aurora precursora Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade [...]
*“Mas não basta, pra ser livre Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo”*
a) De acordo com o hino, a data do 20 de setembro (início da Guerra dos Farrapos) deu início à conquista de liberdade. Por qual liberdade lutavam os Farroupilhas? Ela foi conquistada?
b) A frase marcada com asterisco no texto é questionada pelo Movimento Negro, que sugere uma correção no hino. Qual a razão das críticas do Movimento Negro e qual a correção que eles sugerem?
Soluções para a tarefa
A) A revolução farroupilha teve como estopim o privilégio do charque argentino e uruguaio, em detrimento do charque gaúcho. Descontentes, os Farroupilhas emancipacionistas (grandes estancieiros gaúchos, que conseguiram apoio popular) tentaram buscar a independência do RS. Após 10 anos de luta (1945-1945), o conflito foi terminado com um acordo de Paz, entre o governo brasileiro e os emancipacionistas. Que NAO conquistaram a liberdade (não consolidaram a república rio-grandense).
B)"Povo que não tem virtude acaba por ser escravo" faz uma falsa alusão de que os escravos, que foram duramente reprimidos e colocados em postos de submissão, não possuíam virtude e dignidade. Fato este que está totalmente equivocado, pois o que fez eles serem explorados foram os pensamentos errôneos de época (tal como o Darwinismo social, por exemplo), não a falta de virtude.
Não sei a correção que eles sugerem... peço desculpas, não faço parte do movimento negro