Leia o trecho do conto “Todas as filhas” de Ana Maria Machado:
Andavam a pé pelo centro, subiam as ladeiras de Santa Teresa, iam passear em ruas do Rio Comprido, onde não tinham conhecidos. Num fim de semana, deram uma escapada a Teresópolis. Um sábado e um domingo inteirinhos, juntos. Dormiram abraçados. Dormiram. Só. Na volta, ele decidiu:
– Olívia, isso não pode continuar assim. Você não é mais uma criança, eu não posso ficar te protegendo a toda hora, tomando conta de você, te defendendo de mim mesmo. A gente se ama, se quer, somos macho e fêmea, homem e mulher. Do jeito que está, a dor vai ficando maior do que a alegria. Vou sair de casa, largar minha mulher. Vamos viver juntos.
– Nunca que meu pai vai deixar.
– Como é que você tem tanta certeza? Já falou com ele? (...)
Pausa. Miguel sugeriu:
– Prefere que eu fale com ele?
– Acho que sim... Mas primeiro eu converso, preparo o terreno.
E assim ela se viu, daí a dois dias, entrando num restaurante no centro da cidade para almoçar com o pai e ter com ele a conversa séria que tinha pedido.
1. O uso do discurso direto no conto se deve à tentativa de *
1 ponto
a) criar autenticidade, indicando que as palavras relatadas são aquelas realmente proferidas.
b) trazer aproximação, porque o enunciador adere ao que é dito e quer misturar o dito com aquilo que ele efetivamente assume como a fala dele.
c) Mostrar subjetividade, pois trata de assunto pessoal.
d) Usar palavras mais interessantes para convencer o leitor.
Soluções para a tarefa
1- No texto o discurso direto, tem a função de gerar autenticidade pras falas, por isso a alternativa correta é a letra A.
Quando um autor faz uso do discurso direto, ele quer gerar no texto a sensação de que os personagens estão falando diretamente. Quer gerar uma proximidade do leitor com o texto e com as falas.
Ao fazer isso, o mesmo gera autenticidade ao texto. Pois as falas de cada personagem, possui traços e características dos mesmos, o que as tornam falar originais.
Resposta:
Parabéns, é isso aí! Alternativa A: O uso do discurso direto no conto se deve à tentativa de criar autenticidade, indicando que as palavras relatadas são aquelas realmente proferidas.
Explicação:
Parabéns, é isso aí! Alternativa C. Narrador-onisciente, pois conta a história em 3ª pessoa, mas conhece as personagens e a trama.