Leia o trecho de uma marchinha do carnaval de 1951.
Bota o retrato do Velho outra vez,
Bota no mesmo lugar.
O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar.
(Haroldo Lobo e Marino Pinto, 1951.)
Cantada por Francisco Alves, essa música se tornou um recurso de propaganda política do período.
Responda. A letra da música faz referência a qual peronagem da História do Brasil? Comente o significado desse personagem na História Republicana Brasileira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se refere ao ex presidente Getúlio Vargas.A passagem de Vargas pela presidência representou uma nova era na história do país em face das mudanças ocorridas na sociedade brasileira através das medidas socioeconômicas e políticas adotadas em seus governos.Vargas criou as estatais como tentativa de fazer com que a economia nacional crescesse (ainda que muitas delas tenham sido/estejam sendo vendidas atualmente). Não só criou essas empresas, como também fez as leis trabalhistas (muitas das quais ainda utilizamos hoje em dia) para proteger os trabalhadores e operários, entre outras coisas.
Espero ter te ajudado!
A marchinha de carnaval em questão faz referência a Getúlio Vargas, no contexto das eleições que definiriam o seu retorno ao cargo de Presidente da República no ano de 1951.
Contextualizando Getúlio Vargas
Getúlio Vargas já havia sido Presidente da República anteriormente, entre os anos de 1934 e 1945.
Este é o motivo pelo qual a marchinha de carnaval pede "o retrato do velho outra vez", pois seu primeiro governo havia sido marcado por reformas sociais e trabalhistas que impactaram positivamente as classes sociais mais frágeis e os trabalhadores.
Getúlio Vargas foi reeleito neste ano e permaneceu no cargo até a sua morte, em 1954.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em https://brainly.com.br/tarefa/10384252
#SPJ2