Considere o fragmento de REPORTAGEM a seguir para responder às questões 1 e 2.
51% dos gamers no Brasil são mulheres, mas elas são maioria só nos celulares
A maior parte do público de jogos eletrônicos no Brasil é composto por mulheres, mas esse dado é puxado apenas pela participação delas nos games mobile, desenvolvidos para celular. De acordo com a oitava edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), 51,5% dos jogadores no país são mulheres.
Nos smartphones, a grande maioria são elas: as mulheres, com 62,2% do total. Já nos computadores e nos consoles, as mulheres ainda ficam atrás dos homens e representam 40,4% e 38,1% nesses dispositivos, respectivamente.
Carlos Silva, Head de Gaming na GoGamers, empresa envolvida com a pesquisa, conta que as mulheres já são maioria no universo de jogos no Brasil há alguns anos. Ele analisa que os smartphones são porta de entrada para elas, mas que o crescimento feminino em games de console e PC também é expressivo.
"Em PC, o público feminino aumentou praticamente 10%. Então, tem esse movimento também em outras plataformas, o ponto é que as mulheres descobriram o mundo dos games através dos smartphones e agora elas, entendendo mais e se envolvendo ainda mais, conseguem também descobrir outras plataformas como uma opção também", analisa. […]
1. O elemento destacado que exerce função de conectivo está corretamente indicado em:(Marque a opção correta). *
1 ponto
a) “51% dos gamers no Brasil são mulheres, mas elas são maioria só nos celulares”- ELAS.
b) “A maior parte do público de jogos eletrônicos no Brasil”- JOGOS.
c) “a grande maioria são elas: as mulheres” – A GRANDE MAIORIA.
d) “Em PC, o público feminino aumentou praticamente 10%.” - O PÚBLICO FEMININO.
2. O trecho no qual está indicado o conectivo que antecipa (*antecipar – informar ou comunicar antes, adiantar-se.) o termo a que ele se refere é: (Marque a opção correta). *
1 ponto
a) “De acordo com a oitava edição da Pesquisa Game Brasil (PGB)”- DE ACORDO.
b) “nos computadores e nos consoles, as mulheres ainda ficam atrás dos homens” – AS MULHERES.
c) “a grande maioria são elas: as mulheres” – ELAS.
d) “Em PC, o público feminino aumentou praticamente 10%.” - 10%.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) a) “51% dos gamers no Brasil são mulheres, mas elas são maioria só nos celulares”- ELAS.
2) c) “a grande maioria são elas: as mulheres” – ELAS.
1. O elemento com função de conectivo está corretamente indicado em:
a) “51% dos gamers no Brasil são mulheres, mas elas são maioria só nos celulares”- ELAS.
2. O conectivo que antecipa o termo a que ele se refere é:
c) “a grande maioria são elas: as mulheres” – ELAS.
Coesão referencial
Essa é uma atividade sobre coesão referencial ou coesão por referenciação, pois se relaciona ao uso de pronomes para retomar ou antecipar termos do texto.
1. O pronome pessoal "elas" foi usado para se referir ao termo "mulheres". Assim, é um elemento com função de conectivo, ou seja, com função de conectar as partes do texto, estabelecendo uma relação lógica entre elas.
2. O pronome pessoal "elas" foi usado para antecipar o termo "as mulheres", já que esse termo aparece depois desse pronome. É um exemplo de catáfora, quando há antecipação de termos e ideias.
Leia mais sobre coesão referencial em:
https://brainly.com.br/tarefa/23801764
https://brainly.com.br/tarefa/32737614