Leia o trecho da reportagem a seguir:
“No trabalho de restauro, começa-se a “decapar” as camadas de pintura sobrepostas e chega-se então à original. As alternativas atuais de revestimento são as tintas acrílicas, normalmente as foscas, e as argamassas coloridas com diversas texturas.
As fachadas de edifícios antigos, em geral, eram de alvenaria aparente, taipa ou tijolo, com revestimento de massa raspada. Como a disponibilidade de tintas era pequena, foi bastante utilizada a cal, branca ou pigmentada. "As argamassas e as tintas sofrem a ação dos raios ultravioleta e infravermelho, alterando a cor original", diz Helena Saia. A chuva ácida também provoca muita deterioração em grandes cidades poluídas, como São Paulo” (CIOCCHI, 2003).
A partir da análise do texto e das orientações de restauro contemporâneas, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A chuva ácida somente altera a coloração das superfícies parietais.
b. Todas as edificações antigas de alvenaria eram revestidas com cal branca.
c. As técnicas de restauro utilizadas em edifícios de taipa e de tijolos são as mesmas.
d. Numa restauração, um material só deve ser substituído e/ou acrescentado se houver necessidade técnica com o objetivo do restabelecimento da unidade da obra.
e. Orienta-se a substituição de todas as argamassas de edifícios antigos.
RESPOSTA CORRETA: d. Numa restauração, um material só deve ser substituído e/ou acrescentado se houver necessidade técnica com o objetivo do restabelecimento da unidade da obra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
54
Numa restauração, um material só deve ser substituído e/ou acrescentado se houver necessidade técnica com o objetivo do restabelecimento da unidade da obra.
Respondido por
16
Numa restauração, um material só deve ser substituído e/ou acrescentado se houver necessidade técnica com o objetivo do restabelecimento da unidade da obra. Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás