Português, perguntado por Dxxx6, 11 meses atrás

Leia o trecho da crônica de Luis Fernando Verissímo

"Entreouvida na rua: "O que isso tem a ver com o meu café com leite?" Não sei se é uma frase feita comum que só eu não conhecia ou se estava sendo inventada na hora, mas gostei. Tudo, no fim, se resume no que tem e não tem a ver com o nosso café com leite, no que afeta diariamente nossas vidas e nossos hábitos. É uma questão que envolve mais do que a vizinhança próxima. Outro dia ficamos sabendo que Stephen Hawking voltou atrás na sua teoria sobre buracos negros, aqueles furos no Universo em que a matéria desaparece. Nem eu nem você entendíamos a teoria, e agora somos obrigados a rever nossa ignorância: os buracos negros não eram nada daquilo que a gente não sabia que eram, são outra coisa que a gente nunca vai entender. Nosso consolo é que nada disto tem a ver com nosso café com leite. Os buracos negros e nosso café com leite são, mesmo, extremos opostos, a extrema angustia do desconhecido e o extremo conforto familiar. Não cabem na mesma mesa ou no mesmo cérebro”


Aponte dentro do texto de Verissimo o que ele caracteriza como Senso Comum e o que ele caracteriza como Conhecimento Científico, em seguida, construa um breve texto explicando qual a importância destes dois conceitos para a convivência social e para a formação de opinião e senso crítico.

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
2

Resposta:

Explicação:

Olá, tudo bem?

O exercício é sobre produção de texto.

Para Veríssimo o senso comum é café com leite e o conhecimento científico é não saber o que eram e o que agora são buracos negros.

Se vivêssemos apenas no senso comum que pasmaceira de vida teríamos, nada para discutir, argumentar, comentar, nada. Tudo feito vacas brancas no meio de uma boiada branca. Por outro lado se vivêssemos apenas no Conhecimento Científico esse se tornaria senso comum em pouco tempo. Não, tudo bem, em um grande pouco mais de tempo porque teríamos discussões incríveis sobre a dobra  estrelar, a origem dos buracos negros, a física quântica, o corona vírus e, se um dia, acabassem os assuntos iríamos pegar tudo de novo.

É necessário um balanço entre as duas coisas. Não podemos ser paus mandados que só agem pelo senso comum, nem imitação de gênios que só vivem de discutir filosofia. Ambas as coisas são importantes.

Como diz um velho ditado "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra" de qualquer lado que ficássemos isoladamente nos transformaríamos em ignorantes.

Mas isso o maior filósofo do mundo já falou: "A Cesar o que é de Cesar; A Deus o que é de Deus."

Saiba mais sobre produção de texto, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/25224170

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Respondido por editeadriana112019ol
0

a resposta da crônica de leite

Perguntas interessantes