Leia o trecho atentamente: "A colonização foi muito mais curta do que o tráfico negreiro, mas foi mais determinante. O colonialismo substituiu inteiramente o sistema africano. Fomos alienados, isto é, substituídos por outros, inclusive no nosso passado. Os colonizadores prepararam um assalto à nossa história. O ‘pacto colonial’ queria que os países africanos produzissem apenas produtos em bruto, matérias-primas a enviar para o Norte, para a indústria europeia. A própria África foi aprisionada, dividida, esquartejada, sendo-lhe imposto esse papel: fornecer matérias-primas. Esse pacto colonial dura até hoje. " (KI-ZERBO, 2009, p. 25). O trecho lido sustenta que: *
a) A África foi civilizada pelo processo de colonização europeia, a partir do século XIX.
b) O colonizador europeu explorou a África, porém, manteve as tradições deste Continente.
c) A colonização da África deixou marcas negativas profundas nas sociedades africanas.
d) A cristianização da África promoveu a humanização de certos costumes brutos.
e) Os africanos acostumaram-se ao processo de colonização, a ponto de tornarem-se europeus.
Soluções para a tarefa
A alternativa que melhor responde a questão é:
c) A colonização da África deixou marcas negativas profundas nas sociedades africanas.
A colonização da África, sobretudo ao final do século XIX, colaborou diretamente para a destruição e desestruturação de várias civilizações africanas cujas tradições, história e cultura existiam a séculos causando assim profundas consequências cujos reflexos são sentidos até os dias atuais.
O domínio europeu no continente africano ao final do século XIX, alterou profundamente a história, cultura e existência de inúmeras civilizações. A delimitação de fronteiras e formação de colônias desconsiderou séculos de cultura, história e aspectos sociais existentes na região atendendo apenas os interesses comerciais e coloniais dos europeus. Nesse sentido, a formação de nações dessa forma gerou inúmeros conflitos étnicos, guerras civis e desorganização política que prejudicam em muito várias nações africanas de avançar em seu desenvolvimento.