História, perguntado por manuelarossetto, 11 meses atrás

Leia o trecho abaixo e em seguida assinale a alternativa que interpreta corretamente o texto: “Em setembro de 1876, na linha da ideologia humanitária, o mecenas reuniu em seu palácio de Bruxelas uma conferência internacional de Geografia. O objetivo era ‘abrir à civilização a única parte de nosso globo em que ela não havia ainda penetrado... conferenciar para acertar o passo, combinar os esforços, tirar partido de todos os recursos, de evitar a duplicação de trabalhos”.
(A) As expedições denominadas de humanitárias, no continente africano, levaram esperanças para os nativos que, com apoio dos colonizadores, puderam aplicar melhor suas riquezas.
(B) A ideologia humanitária nas expedições africanas tinha o aval da Igreja Católica que, ciente dos benefícios para os povos nativos, enviou parte do seu clero para levar conhecimento e prosperidade.
(C) O discurso humanitário, comumente usados pelos colonizadores era a forma encontrada pelos europeus para poderem explorar os recursos naturais e dominar cada vez mais os africanos.
(D) Não somente os belgas, mas praticamente todos os povos da Europa estavam interessados em ações humanitárias como catequizar, alfabetizar bem como ensinar os nativos a usarem suas riquezas naturais para o desenvolvimento da região.
(E) As ações humanitárias foram financiadas por uma ação ecumênica envolvendo várias frentes religiosas como católicos, reformistas e judeus.

Soluções para a tarefa

Respondido por theusss99
1
C, pois em nenhum momento (você pode conferir o fato da partilha da África)
O intuito era de ajudar o povo dali. Se houve progresso naquele continente, foi para atender aos europeus que ali foram morar. A desculpa pra colonizar e contribuir com o imperialismo foi a de catequizar e levar educação aos povos não civilizados.
O intuito foi de explorar riquezas africanas, além de estabelecer mercados de consumo para os manufaturados europeus
Perguntas interessantes