Leia o trecho abaixo, de Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum: No meu íntimo, creio que deixei a família e a cidade também por não suportar a convivência estúpida com os serviçais. Lembro Dorner dizer que o privilégio aqui no norte não decorre apenas da posse de riquezas. – Aqui reina uma forma estranha de escravidão – opinava Dorner. – A humilhação e a ameaça são o açoite; a comida e a integração ilusória à família do senhor são as correntes e golilhas. Havia alguma verdade nesta sentença. (HATOUM, Milton. Relato de um certo oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 88.) A respeito desse romance, considere as seguintes afirmativas: 1. Quem narra essa parte do relato é Hakim, filho preferido de Emilie, a quem ela ensinou o árabe na infância e que muito jovem se mudaria para o Sul do Brasil, jamais vendo a mãe novamente. 2. Dorner é um comerciante alemão, concorrente da loja da família de Emilie, a Parisiense, mas que se mantivera próximo à família por sua antiga amizade com Emir, o irmão suicida da matriarca. 3. O julgamento de Dorner, com o qual o narrador concorda, é injusto, e o tratamento cordial que toda a família de Emilie dedica à serviçal Anastácia Socorro é prova desse equívoco. 4. A referência à escravidão permite que se localize a ação de Relato de um certo oriente no final do século XIX, período em que o Ciclo da Borracha atraiu imigrantes para a região Norte. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa A é a correta.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
As outras afirmativas estão incorretas porque:
2. Dorner é um fotógrafo alemão, e não comerciante.
3. A forma cordial como a família tratava à serviçal só comprova o julgamento de Dorner quanto ao fato de "a comida e a integração ilusória à família do senhor" serem "as correntes e golilhas".
4. Na verdade, o romance se passa no século XX, quando a escravidão já havia sido abolida há muitos anos, mas ainda deixava marcas na forma como os serviçais eram tratados.
Perguntas interessantes