História, perguntado por gustavohenriquevd, 11 meses atrás

Leia o trecho a seguir:

"Todavia, o problema da marginalização dos pelegos complicou-se para o governo seja pelas lutas internas do PRI, seja pelo surgimento do movimento cardenista, que tem uma base importante entre os trabalhadores assalariados, ainda que não se expresse organicamente. Dessa forma, Cárdenas ganhou, inclusive segundo os dados oficiais, na área metropolitana da Cidade do México, que apresenta a concentração industrial e de serviços mais importante do país, bem como na grande maioria dos pólos de desenvolvimento petroleiro, petroquímico e metalúrgico. A dupla contradição que o governo tem que enfrentar consiste ao mesmo tempo em necessitar marginalizar o peleguismo e em requerê-lo como aliado no PRI, como comparsa na "negociação com os agentes econômicos", e para deter o avanço da democratização dos sindicatos e do surgimento estável de organizações independentes. Por isso, mantém uma relação ambígua com os sindicatos corporativos que ultimamente se cristalizou numa aliança aberta, mas provavelmente temporária, com eles, particularmente com a CTM".

Fonte: LAURELL, Asa Cristina. A democracia no México: o primeiro será o último?. Lua Nova no. 24 São Paulo Sept. 1991. páginas da citação: 245-246. Disponível em: .
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre o governo populista de Lázaro Cárdenas no México. Depois assinale a alternativa que indique apenas as corretas.



I – Lázaro Cárdenas implementou um programa de reformas sociais, garantindo sobretudo, melhoras para os trabalhadores.

II – Cárdenas desenvolveu políticas voltadas para as minorias, como as comunidades indígenas e os camponeses.

III – Na área econômica o principal objetivo do presidente era formar uma economia nacional dirigida e regulada pelo Estado.

IV – O governo Cárdenas foi um dos governos neoliberais da América Latina. Ele privatizou empresas estatais, abriu a economia para os capitais estrangeiros e implementou a flexibilização das leis de trabalho.
A
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
B
Apenas a assertiva III está correta
C
Apenas as assertivas I e IV estão corretas
D
Apenas as assertivas II e IV estão corretas
E
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

I é verdadeira. Por conta disto é um dos presidentes mais populares da história do México, tendo posto em prática muitas das ideias que os revolucionários mexicanos tinham defendido na década de 1910.

II é verdadeira, buscando realizar a reforma agrária, devolvendo terras invadidas pelos latifundiários aos nativos e dividindo outras aos camponeses.

III é verdadeira, solução que Cárdenas - e seu partido - viam como a única viável para garantir a capacidade de competir com os vizinhos - os Estados Unidos.

IV é falsa. Cárdenas foi um estatista, tendo defendido as leis trabalhistas e defendido as empresas nacionais contra os interesses do capital internacional.

É correta a alternativa A.

Perguntas interessantes