Leia o trecho a seguir: “[...] se apoiavam em um comércio e de comboios baseado na exclusão dos rivais, em uma programação rígida e em portos monopolísticos onde o comércio pudera ser controlado — sendo os mais notáveis Sevilha e Panamá — e na subordinação das colônias e das propriedades espanholas. Os estrangeiros e seus produtos não foram os únicos ao que se tentou excluir. Portos menores espanhóis e americanos, como os de Galícia e o Rio da Prata, foram objeto de rígidas, ainda que infrutuosas, proibições de participação no comércio das Índias. (MACLEOD, J. M. España y América: el comercio atlántico, 1492-1720. v. II. In: BETHEL, Leslie. Barcelona: Crítica, Cambridge University Press, 1990. P. 67. Tradução nossa). Esse trecho corresponde:
a. ao livre comércio entre espanhóis e estrangeiros.
b. ao sistema colonial.
c. à circulação de embarcações entre a Espanha e a América.
d. à proibição de transferir a riqueza americana para a Europa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
É correta a alternativa B.
O texto retrata o processo de transferência de riquezas das Américas para a Europa, e das tentativas, por parte da Espanha, de limitar a circulação de mercadorias e controlar os portos existentes nas Américas, favorecendo alguns (mais fáceis de controlar) e desfavorecendo outros (mais distantes).
Também retrata o monopólio comercial que os espanhóis detinham sobre as suas colônias, proibindo o comércio com os estrangeiros, o que favorecia aos espanhóis (que conseguiam preços melhores) e prejudicava os colonos.
Respondido por
5
Resposta:
b. ao sistema colonial
Explicação:
Perguntas interessantes