Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Leia o trecho a seguir: “O problema da liberdade diz respeito à concepção que se tem do homem e de seu papel (ativo ou passivo) na História. Ora, na perspectiva do materialismo histórico dialético, o homem não pode ser concebido como um ser abstrato, isolado, destacado do mundo concreto em que vive. (...). Ele é, ‘em sua realidade, o conjunto das relações sociais*’, diz Marx. Afirmar que o homem é o ‘conjunto das relações sociais’ é reconhecer que ele não é um indivíduo isolado, abstrato, pura subjetividade, imune às circunstâncias em que vive e às relações sociais que estabelece com seus semelhantes. Pelo contrário, ele é em grande medida produto dessas relações e transforma-se continuamente com as transformações dessas relações. (...) Assim, se as relações sociais produzem os homens, assim também os homens produzem as relações sociais que vivenciam. Ou, mais fielmente às palavras de Marx e Engels: ‘É tão verdade serem as circunstâncias a fazerem os homens como a afirmação contrária**’.”
(*MARX, K. Teses sobre Feurbach. Tese VI /Resource/1123666,4FE/Assets/Filosofia/img/design/icone_link.png.)
(**MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã /Resource/1123666,4FE/Assets/Filosofia/img/design/icone_link.png.).

Agora, acompanhe as afirmações abaixo:
I – A liberdade representa as condições de ações dos homens independentemente do curso da História.
II – Para o materialismo histórico dialético, para se ter uma ideia da liberdade humana é preciso pensar o homem como um modelo ideal a ser alcançado.
III – O homem se constrói e exerce sua liberdade dentro de um conjunto de relações sociais.
IV – Dizer que as relações sociais produzem o homem, não quer dizer que o homem não produza a si mesmo e não seja livre.


Somente as afirmações III e IV estão corretas.

Somente as afirmações II e III estão corretas.

Somente as afirmações I e III estão corretas.

Somente as afirmações II e IV estão corretas.

Somente as afirmações I e II estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kierke
3
Somente as afirmações III e IV estão corretas.

Um entendimento grosseiro e descuidado das ideias de Marx tende a considerar que o marxismo é uma teoria de determinismo social, o que fica claro ser isso errado ao lermos as passagens dessa questão. Existe, como vimos anteriormente, uma relação dialética entre consciência e relações sociais, o que significa dizer que o indivíduo é ao mesmo tempo produto e produtor social. É na relação contraditória entre o sujeito da ação social e a própria realidade social que a liberdade humana vai sendo construída como transformação da vida material e como conquista histórica.
Perguntas interessantes