Leia o trecho a seguir:
"O mundo que emergiu da Segunda Guerra Mundial produzia uma grande dissonância entre as percepções da diplomacia americana e brasileira acerca da política internacional e, em função dessa dissonância, grande parte das dificuldades externas do Brasil iriam surgir, uma vez que, desde Rio-Branco, a política externa brasileira tinha por padrão a centralidade das relações com os Estados Unidos. Estrategicamente, não havia dificuldades no “alinhamento”, uma vez que os dois países compunham a mesma aliança tradicional em termos regionais e também a grande aliança que começava a ser chamada de “ocidental” em termos de segurança internacional, como havia ficado manifesto na participação efetiva na Segunda Guerra Mundial. A dissonância surgia no campo da diplomacia econômica, onde a “relação especial” do Brasil com os Estados Unidos revelou-se, de fato, um mito".
Fonte: SATO, Eiiti. 40 anos de política externa brasileira, 1958-1998: três inflexões. Rev. Bras. Polít. Int. 41 (n. esp. 40 anos): 8-28 [1998]. página da citação: 9. Disponível em: .
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre o Governo Dutra. Depois assinale a alternativa correta:
I – O Governo Dutra optou por uma política de não aproximação com relação a URSS e também de não alinhamento ao capitalismo norte-americano.
II – O governo Dutra adotou uma política de repressão ao comunismo.
III – No comércio exterior, o governo Dutra adotou uma política liberal de câmbio.
IV – O Brasil alinhou-se automaticamente aos EUA, pois a América Latina era (e sempre foi) prioridade na política externa norte-americana. Esse alinhamento trouxe inúmeras recompensas ao Brasil, principalmente na forma de apoio a industrialização Brasileira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
eu acho que e 2 e 4 não tenho certeza
rodrigocarlos1978:
A resposta correta é a letra C : Apenas as assertivas II e III estão corretas, a Explicação da resposta é a seguinte : Apenas as assertivas II e III estão corretas. O governo Dutra adotou uma política de repressão ao comunismo. Já no comércio exterior adotou uma política liberal de câmbio. Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 90, CAPÍTULO 3, adaptado
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás