Geografia, perguntado por anaps21, 1 ano atrás

) Leia o trecho a seguir: “O europeu chegou ao Novo Mundo com uma bagagem repleta de superstições e preconceitos e atirou-se às conquistas, sob a justificativa de estar a serviço de Deus e de Sua Majestade. Embora defendendo a ideia de uma colonização pacífica e cristã, tratou os indígenas como povos bárbaros, escravizando-os e tomando-lhes as terras. Sob a alegação de que eles eram preguiçosos, sustentou durante séculos o mito do índio indolente, conceito que ainda hoje está presente na mentalidade da maioria dos brasileiros. Daquela época herdamos a ideia de que o índio não tem a responsabilidade do homem “civilizado”, portador de uma cultura superior e em condições de administrar as terras. Boa parte dos textos históricos e literários que têm o índio como personagem reforça apenas os aspectos folclóricos de sua cultura, tratando-os como irmãos estranhos. A imagem continua a ser idealizada, longe de expressar a realidade marcada (…) pelo duro trabalho e pela tentativa de adaptação à vida dita civilizada. Depois de tanto tempo o índio continua a ser o outro, julgado pelos valores do homem branco.” (CARNEIRO, 1999, p. 9-10). Com base na análise do texto, assinale a alternativa CORRETA: a) É historicamente defensável o argumento de que a colonização brasileira esteve isenta de julgamentos supersticiosos e discriminatórios. b) A imagem que herdamos dos povos indígenas não foi falseada pela percepção mítica e idealizada de sua cultura pelos colonizadores. c) Tratando os indígenas como povos bárbaros, o europeu escravizou-os e tomou-lhes as terras, já que defendia a ideia de uma colonização pacífica e cristã. d) O europeu tratou os indígenas como povos bárbaros, escravizando-os e tomando-lhes as terras. Ou seja, não defendeu a ideia de uma colonização pacífica. e) Não parece aceitável a crença de que haja um mundo civilizado em oposição a outro, não civilizado. As aspas usadas na palavra civilizado sugerem esta restrição.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
20

d) O europeu tratou os indígenas como povos bárbaros, escravizando-os e tomando-lhes as terras. Ou seja, não defendeu a ideia de uma colonização pacífica.

A princípio o índio era visto como o negro da terra, e com isso eles foram fortemente escravizados, suas terras foram tomadas e houve a morte de milhares, dizimando tribos inteiras.

O objetivo de ter uma colonização pacífica não foi alcançado devido ao fato deles verem os indígenas como seres inferiores, que não mereciam as terras onde viviam e que por isso poderiam ser usados como força de trabalho.

Respondido por biancacorrea1
70

Resposta:

(e )Não parece aceitável a crença de que haja um mundo civilizado em oposição a outro, não civilizado. As aspas usadas na palavra civilizado sugerem esta restrição.

Explicação:

De fato, a noção de civilizado apresentada pela autora merece uma reflexão sobre a forma como se entende as responsabilidades, a cultura e o trato com a terra e a natureza, bem diferentes do padrão europeu.


anaps21: Exato resposta correta letra E.
Perguntas interessantes