Leia o trecho a seguir: "Na via metabólica da glicose, conhecida como glicólise, a oxidação da glicose produz piruvato, o complexo piruvato-desidrogenase converte o piruvato em acetil-CoA, o balanço energético da cadeia respiratória após a etapa da glicólise é: 4 ATP + 2 NADH – 2 ATP → 2 ATP +2 NADH." Fonte: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Considerando essas informações e o conteúdo estudado bioenergética e respiração celular, analise as afirmativas a seguir: I. O complexo piruvato-desidrogenase é formado pelas enzimas E1, E2 e E3. II. A E1 está ligada ao cofator TPP e catalisa a produção de hidroxietil-TPP. III. A hidroxietil-TPP é reduzida e os elétrons oxidam o dissulfeto do lipoato. IV. A E3 catalisa a degradação do dissulfeto do lipoato. V. O lipoato está ligado à enzima E1. Está correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta: I - O complexo piruvato-desidrogenase é formado pelas enzimas E1, E2 e E3.
e II - A E1 está ligada ao cofator TPP e catalisa a produção de hidroxietil-TPP.
Explicação:
Considerando as informações e conteúdos bioenergéticos e a respiração celular, as seguintes afirmações corretas são:
I. O complexo piruvato-desidrogenase é formado pelas enzimas E1, E2 e E3.
II. E1 se liga ao cofator TPP e catalisa a produção de hidroxietil-TPP.
A via metabólica onde o piruvato é obtido a partir da glicose
A glicólise ou glicólise é a via metabólica responsável pela oxidação da glicose para obtenção de energia para a célula. Baseia-se em dez reações enzimáticas consecutivas que convertem a glicose (seis átomos de carbono) em duas moléculas de piruvato (três átomos de carbono cada), capazes de seguir outras vias metabólicas e continuar a produzir energia para o corpo.
A glicólise ocorre no citosol, não requer oxigênio sendo composta por várias reações químicas.
Quase todos os organismos realizam glicólise, de procariontes a seres multicelulares. Você precisa usar duas moléculas de ATP para começar, mas depois você terá duas moléculas de NADH e quatro moléculas de ATP. Portanto, o balanço energético final é de duas moléculas de NADH (que originarão mais ATP no caso de se seguir um processo de respiração) e duas moléculas de ATP para cada molécula de glicose.
Saiba mais sobre Glicólise em: https://brainly.com.br/tarefa/28925195
#SPJ2