ENEM, perguntado por morenodireito, 10 meses atrás

Leia o trecho a seguir:


"Embora Portugal seja uma nação relativamente pequena da Europa Ocidental, o país serve como um excelente estudo de caso para a discussão sobre as relações civis-militares na medida em que criou, praticamente do zero, instituições de controle civil e democrático das Forças Armadas, capazes de responder a mudanças no ambiente nacional e internacional. Ademais, construiu estruturas conjuntas de comando e formação profissional para aprimorar simultaneamente o controle civil e a eficácia das Forças Armadas. Portugal foi a primeira das “novas democracias”, tendo inaugurado a Terceira Onda de Democratização em 25 de abril de 1974. O regime autoritário português (1928-1974) não foi, em sentido estrito, uma ditadura militar, embora tivesse apoio dos militares; na luta contra três guerras de insurreição na África, entre 1961 e 1974, os contingentes das Forças Armadas elevaram-se a 200 mil homens e chegaram a absorver cerca de metade dos orçamentos governamentais".


Fonte: BRUNEAU, Thomas C. As Relações Civis-Militares em Portugal: O Longo Processo para o Controle Civil e a Eficácia Militar. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 59, no 2, 2016, pp. 427 a 448. Disponível em: .
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos discutidos no decorrer da disciplina Estudos Estratégicos, assinale a alternativa que indique, corretamente, qual a similaridade existente nas relações entre civis-militares em Portugal e no Brasil:

A
Tanto em Portugal como no Brasil, ocorreram regimes políticos militares fechados, impactando assim as relações civis-militares posteriormente. Isso se dá porque no momento de transição do poder dos militares para um governo civil e democrático foi necessário, em ambos os casos, repensar o papel dos militares na política nacional.

B Brasil e Portugal são países marcados pela continuidade dos regimes políticos, os quais estão historicamente assentados em relações civis-militares pouco conflitivas. Desse modo, os militares em ambos os os casos ocuparam a função de defesa nacional e pouco se relacionaram com a política.
C As relações civis-militares no Brasil e em Portugal estão norteadas em torno da transição de um modelo de governo comunista, amparado por um partido militar hegemônico, para uma democracia civil. Por conseguinte, as relações entre civis e militares são marcadas pelas tensões ideológicas.
D O caráter das relações civis-miliares no Brasil e em Portugal estão relacionadas em decorrência do passado colonial comum. Assim, o exército português ainda desempenha a função crucial de proteção aos civis brasileiros.
E
O relacionamento entre civis e militares no Brasil e em Portugal tem em comum a preocupação com a transição com um passado imperial - no qual a doutrina militar está assente na defesa do rei - para um passado democrático liberal. Consequentemente, as relações ainda são escassas e subdesenvolvidas.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
17

Letra a.

Pode-se identificar, tanto no Brasil quanto em Portugal, a presença de um Governo que atuou como repressor, em um período que foi marcado por uma repressão ditatorial.

Embora ocorresse em períodos distintos, sabe-se que a memoria em torno dessa época é presente  promove o pensamento, bem como a reflexão de uma grande quantidade de pessoas, governantes bem como sociedade civil acerca de tais períodos históricos.

Perguntas interessantes