Português, perguntado por anselmomcd2326, 1 ano atrás

leia o trecho a seguir em 1865 após a longa crise da implantação do liberalismo em Portugal e sua adaptação a estrutura histórica do país o romantismo português propriamente dito já tinha dado o quanto dele se podia esperar

Soluções para a tarefa

Respondido por silcferreira
72

Resposta:

Aap1 - Literaturas de Língua Portuguesa II - A

Explicação:

1) Em 1865, após a longa crise da implantação do liberalismo em Portugal e sua adaptação à estrutura histórica do país, o Romantismo português propriamente dito já tinha dado quanto dele se podia esperar. A questão Coimbrã foi um dos primeiros sinais da renovação literária e Ideológica ocorrida no século XIX entre o novo espírito científico europeu e o velho sentimentalismo dos ultra-românticos.

Considerando o texto e as informações sobre o realismo português e a Questão Coimbra, analise as afirmativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso:

(   ) A segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, e o evolucionismo colaboraram para o desenvolvimento da estética realista.

(   ) O escritor realista reflete sobre os objetos e as pessoas utiliza como estética a intuição e o sentimentalismo.

(   ) A nova ideologia posta pela Questão Coimbrã impulsionou o movimento realista em Portugal.

(   ) As principais características da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e  a visão fantasiosa da sociedade.

Assinale agora a alternativa que representa a sequência correta de afirmativas:

d) V - F - V - F (RESPOSTA CERTA)

2) O Realismo é uma reação contra o Romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento; - o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos - para condenar o que houve de mau na nossa sociedade. (Eça de Queirós).  

(NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1990. p. 115.)

Segundo Eça de Queirós, 1990, o realismo possui características marcantes impostas pela sociedade. Desse modo, identifique a alternativa que apresente informações corretas sobre o realismo:

d) Gustave Flaubert escreveu "Madame Bovary" e Eça de Queirós escreveu "O Crime do Padre Amaro".

(RESPOSTA CERTA)

3) Havia doze dias que Jorge tinha partido e, apesar do calor e da poeira, Luísa vestia-se para ir à casa de Leopoldina. Se Jorge soubesse não havia de gostar, não! Mas estava tão farta de estar só! Aborrecia-se tanto! De manhã ainda tinha os arranjos, a costura, a toilette, algum romance... Mas de tarde!

À hora em que Jorge costumava voltar do ministério, a solidão parecia alargar-se em torno dela. Fazia-lhe tanta falta o seu toque de campainha, os seus passos no corredor!...

Ao crepúsculo, ao ver cair o dia, entristecia-se sem razão, caía numa vaga sentimentalidade: (...) o que pensava em tolices então!

(QUEIRÓS, Eça de. O Primo Basílio. São Paulo: Ateliê, 2000.)

Eça de Queirós em 1878 escreveu O Primo Basílio. A obra é considerada uma representação significativa do realismo-naturalismo português. Leia as afirmativas a seguir e analise-as, levando-as em consideração as características do Realismo:

O romance apresenta uma análise do comportamento da pequena burguesia de Lisboa.

A personagem Luísa é apresentada como uma mulher romântica, sonhadora e frágil, comportamento esse que a predispõe ao adultério, o que caracteriza o romantismo.

O narrador da obra se distancia do modelo proposto pela literatura realista, pois se caracteriza pela subjetividade exacerbada.

Basílio, personagem que dá título ao romance, busca no romance apenas uma aventura amorosa como forma de passar o tempo de modo agradável.

Considerando os dados apresentados, é correto APENAS o que se afirma em:

e) I e IV.  (RESPOSTA CERTA)

4) Leia o fragmento a seguir

Sim, verme, tu vives. Não receies perder esse andrajo que é teu orgulho; provarás ainda, por algumas horas, o pão da dor e o vinho da miséria. Vives: agora mesmo que ensandeceste, vives; e se a tua consciência reouver um instante de sagacidade, tu dirás que queres viver.

(ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. In: Coutinho, Afrânio (Org.). Machado de Assis: Obra completa, vol. I. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1959.)

De acordo com o fragmento do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, podemos afirmar que Machado de Assis pertence ao período estético denominado de:

d) Realismo.  (RESPOSTA CERTA)

Perguntas interessantes