ENEM, perguntado por joaopedroo1882, 1 ano atrás

Leia o trecho a seguir. Em 1650, o governo neerlandês adota uma estra- tégia defensiva no Brasil e ofensiva contra Portugal, a qual, contudo, não pôde ser aplicada de imediato devi- do à crise constitucional e política nos Países Baixos. As armadas anuais da Companhia Geral de Comércio es- calam regularmente no Cabo de Santo Agostinho. Uma armada do Parlamento inglês bloqueia a foz do Tejo. Evaldo Cabral de Mello (Org.). O Brasil holandês. São Paulo: Penguin/ Companhia das Letras, 2010. (Adapt.). Embora em guerra contra os espanhóis, desde 1578 os holandeses centraram sua ação militar mais con- tra as possessões portuguesas que propriamente as espanholas. Assinale a alternativa que explica correta- mente essa atitude. a Desde 1580, Portugal estava sob domínio espa- nhol, além do fato de os holandeses serem os principais parceiros dos portugueses no empreen- dimento açucareiro no Brasil. B A Espanha era um império bem mais poderoso do que a frágil Monarquia portuguesa, o que dava aos holandeses a possibilidade de riquezas para sus- tentar sua guerra. c As ações militares dos holandeses eram empre- endimentos meramente mercantis, sem qualquer relação com a guerra movida pela Holanda contra a Espanha. D As invasões dos holandeses sobre o Nordeste eram uma represália ao apoio dado pelos portugueses à Espanha, contra a independência da Holanda. e Os holandeses pretendiam consolidar seu domínio sobre a costa brasileira para, a partir dali, empreen- der ataques contra as ricas colônias espanholas do Norte da América do Sul.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa A.

As invasões holandesas, voltadas contra a colônia portuguesa, eram uma forma de tanto enfraquecer os espanhóis (que dominavam Portugal então, por causa dos termos da União Ibérica) quanto fortalecer a economia dos Países Baixos.

Isto era facilitado tanto pela relativa fragilidade portuguesa (o país vivia sob o domínio de uma monarquia estrangeira e era bem menos militarmente forte que a Espanha) quanto pelo fato de que os holandeses já estavam inseridos no mercado do açúcar, de modo que podiam mais facilmente negociar este produto, quase monopólio português.

Perguntas interessantes