Português, perguntado por elietylopes1, 1 ano atrás

Leia o trecho a seguir: É possível dizer que as literaturas produzidas nos países africanos invadidos por Portugal dividem-se em duas grandes linhas: literatura colonial e literaturas africanas de expressão portuguesa. Apesar de ambas as linhas fazerem parte do contexto africano lusófono, elas apresentam diferenças e mostram os países africanos e seu povo de forma diversa. Considerando as duas grandes linhas das literaturas produzidas em países africanos lusófonos, relacione as colunas a seguir: (A) Literatura colonial. (B) Literaturas africanas de expressão portuguesa. (1) Descortinava uma realidade desconhecida e criticava a colonização. (2) Funcionou como instrumento ideológico do estado colonial. (3) Apresentava o europeu como herói e desbravador das terras africanas. (4) Trazia à tona a sensibilidade africana, por isso não interessava aos filhos dos colonos e aos funcionários europeus. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de associação entre as colunas: Alternativas: a) B1 – A2 – B3 – B4 b) B1 – A2 – A3 – A4 c) B1 – A2 – A3 – B4 d) A1 – A2 – A3 – B4 e) B1 – B2 – A3 – B4

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
7

Letra C: B1 – A2 – A3 – B4.

A literatura colonial foi usada para mostrar que o homem europeu era o centro do mundo, diferentemente do homem africano.

Em muitos textos, quando o homem africano aparecia era por conta de alguns 'acidentes', pois o intuito não era falar dos mesmos, mas sim sobre os europeus.

Vale destacar que os homens africanos sempre apareciam -quando apareciam- eram com características de animalização.

Literaturas africanas de expressão portuguesa

Esse tipo de literatura surgiu para mostrar a sensibilidade africana, seus principais nomes são Costa Alegre e Rui de Noronha. O primeiro era de São Tomé e o segundo de Moçambique.

Veja algumas das funções da literatura nessa questão https://brainly.com.br/tarefa/18501001.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes