Português, perguntado por robertamoura85, 10 meses atrás

Leia o trecho a seguir, de Somerset Maugham, para responder esta questão. Felipe lembrou-se da história do Rei do Oriente que, desejando conhecer a história da humanidade, recebeu de um sábio quinhentos volumes; ocupado com negócios de Estado, pediu-lhe que a condensasse. Ao cabo de vinte anos, o sábio voltou e a sua história ocupava agora apenas cinquenta volumes; mas o rei, já velho demais para ler tantos livros volumosos, pediu-lhe que a fosse abreviar mais uma vez. Passaram-se de novo vinte anos, e o sábio, velho e encanecido, trouxe um único volume com os conhecimentos que o rei procurara; este, porém, estava deitado em seu leito de morte, nem tinha mais tempo de ler sequer aquilo. Aí o sábio deu-lhe a história da humanidade numa única linha: “nasceram, sofreram, morreram. ” Assim como no texto de Maugham, precisamos, sempre buscar compreender o texto em sua totalidade. Mas, com o advento da tecnologia, cada vez mais, recorremos às resenhas ou resumos dessas produções para otimizar o nosso tempo. Entretanto, como é sabido, nem sempre conseguimos encontrar textos bem escritos ou que sintetizam com clareza os dados apresentados. Assim, podemos inferir que muitos não conseguem produzir bons resumos, por exemplo. Resumir um texto é fazer com que ocupe menor espaço, mantendo-se suas ideias fundamentais. Para a perfeita realização dessa tarefa, é indispensável contar com o discernimento do autor (do resumo), no sentido de detectar claramente quais são esses pontos fundamentais e de que modo se articulam com o texto. É também necessário apoiar-se num procedimento técnico que dê maior eficiência ao trabalho, com o que trata de haver uma exigência prática da extensão do texto resumido, ou seja, determinar-se previamente qual o espaço a ser ocupado pelo resumo. Resumir um texto é, portanto, um trabalho que pode ser realizado em diferentes graus de intensidade. Partindo desse pressuposto, avalie as asserções a seguir e as proposições entre elas. I. Para que possamos fazer uma seleção dos pontos fundamentais de forma mais coerente de um texto, é necessária a tomada de conhecimento das condições do resumo PORQUE II. Um resumo carece, de modo geral, de introdução, salvo naqueles casos em que o autor assume o ponto de vista de outra pessoa. A respeito das asserções anteriores, assinale a alternativa correta. As asserções I e II são proposições falsas. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


robertamoura85: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
robertamoura85: Corrigido pelo AVA

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
9

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Explicação:

Olá, tudo bem.

O exercício é sobre resumo de texto.

I. Para que possamos fazer uma seleção dos pontos fundamentais de forma mais coerente de um texto, é necessária a tomada de conhecimento das condições do resumo. Asserção verdadeira, havendo um bom resumo podemos nos guiar por ele e  selecionar os pontos fundamentais do texto.

PORQUE

II. Um resumo carece, de modo geral, de introdução, salvo naqueles casos em que o autor assume o ponto de vista de outra pessoa. Asserção errada. Um resumo não carece de introdução nem mesmo quando o autor assume o ponto de vista de outra pessoa.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Saiba mais sobre resumo de texto, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/86036

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Respondido por karineudia
0

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Explicação: CORRIGIDO PELO AVA.

Perguntas interessantes