Leia o trecho a seguir com atenção.
Eles têm metade de um milímetro e eram considera dos um escândalo da evolução biológica, pois não fazem sexo há cerca de 100 milhões de anos. Esses minúsculos animais aquáticos, cerca de 450 espécies de rotíferos da ordem Bdelloidea, não fazem sexo de jeito nenhum e, teo ricamente, deveriam estar extintos.
Mas esses animais conseguem sobreviver de maneira engenhosa e interessante: todos dessa ordem são fêmeas e desenvolvem seus embriões sem qualquer necessidade de esperma.
BONALUME NETO, R. Animal revela como sobrevive sem sexo. Folha de S.Paulo, 15 fev. 2010. (Adaptado)
a) Explique por que, de acordo com o conceito biológico tradicional de espécie, esses rotiferos não podem ser considerados espécie, por estranho que possa parecer.
b) Apresente argumentos que justifiquem a validade e a existência das 450 espécies descritas pertencentes à ordem Bdelloidea no reino animal.
c) Considerando o aspecto reprodutivo, em que outros casos os organismos também não poderiam ser consi derados como espécies válidas de acordo com o con ceito biológico de espécie?
Soluções para a tarefa
O conceito biológico de espécie explica que, são seres, aqueles que se encontram agrupados em populações com características físicas e genéticas semelhantes e intercruzantes, isoladamente das outras espécies.
Limitação para o conceito de espécie
a) Logo, todo ser que não se enquadrasse nessa (categoria) de reprodução não seria considerado espécie.
b) Estas espécies buscaram formas de evoluir sem a troca genética, no caso destes animais, por não haver formas de evoluir pela recombinação de genes, estes ressecam e como são minúsculos são levados a zonas seguras sem predação.
c) A principal limitação para o conceito biológico está em não enquadrar aos seres que se reproduzem assexuadamente, como é o caso de algumas espécies com a esporulação e fissão binária como reprodução ou até mesmo alguns animais vertebrados que conseguem se reproduzir por partenogênese.
Mais sobre o conceito de espécie em:
https://brainly.com.br/tarefa/1644171