ATIVIDADE.
01. Quais os principais sociólogos brasileiros do começo do século XX?
02. Com o que a sociologia brasileira começou a se preocupar a partir da década de 60?
03. Por que a sociologia tornou-se disciplina obrigatória no Brasil a partir de 2009?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Florestan Fernandes
Professor, sociólogo e político, Florestan Fernandes (1920-1995) é um dos nomes mais importantes da pesquisa sociológica no Brasil e na América Latina.
O cientista publicou mais de cinquenta obras e a ele é atribuído a transformação do pensamento social no país. Assim, pode-se dizer que Florestan estabeleceu um novo estilo de investigação sociológica, com rigor analítico e crítico.
Florestan Fernandes foi também orientador de muitos sociólogos importantes, como , por exemplo, Fernando Henrique Cardoso.
Gilberto Freyre
Autor da importante obra Casa-Grande & Senzala, um dos livros mais influentes no estudo das humanidades do Brasil, o pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987) se formou no exterior.
O diplomata foi também autor de ficção, jornalista, poeta e pintor, além de ser considerado um dos maiores sociólogos brasileiros do século XX, principalmente pelo debate sobre a formação sociocultural do país.
Freyre foi vencedor de diversos prêmios, entre eles o Machado de Assis e o Jabuti.
Antonio Candido
Além de sociólogo, Antonio Candido (1918-2017) foi um dos mais importantes críticos literários da história do Brasil.
O professor foi vencedor de importantes prêmios da língua portuguesa, como o Jabuti, o Machado de Assis e o Camões. Candido é autor de uma obra crítica extensa, respeitada nas principais universidades do país, tendo formado gerações de estudiosos da literatura e sociólogos no Brasil.
Uma das suas obras mais importantes é o livro Formação da literatura brasileira.
Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique Cardoso (1931) é um dos sociólogos mais conhecidos e respeitados pelos brasileiros, principalmente por ter sido presidente do Brasil duas vezes.
Além de ex-presidente, FHC atuou também como senador e ministro da Fazenda e das Relações Exteriores. O sociólogo é professor e pesquisador na USP, além de já ter trabalhado em universidades de diversos países.
Sua obra acadêmica é ampla e conhecida, especialmente por suas teorias sobre o desenvolvimento econômico e social das nações.
Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro (1922-1997) nasceu em Minas Gerais e se formou em antropologia. Em sua carreira, o pensador defendeu principalmente a escola pública e se voltou também aos indígenas brasileiros, tendo produzido diversas obras sobre o desenvolvimento e história dos povos latino americanos.
Foi também ministro da Educação e realizou profundas reformas na educação, além de ter sido o responsável, delegado pelo presidente Juscelino Kubitschek, pelo planejamento da Universidade de Brasília.
Em 1992, o antropólogo foi eleito como membro da Academia Brasileira de Letras.
2) Nas décadas de 1950 e 1960, os principais temas das pesquisas sociológicas estavam ligados ao trabalho no campo e nas indústrias, as relações de desigualdade e exploração nas relações de trabalhistas, a dependência econômica do mercado externo, a reforma agrária e o fortalecimento de movimentos sociais.
3) Sociologia já foi matéria obrigatória entre 1925 e 1942. Mesmo sendo optativa, várias escolas continuaram com a disciplina. Em 2009, a Sociologia tornou-se disciplina obrigatória na grade curricular dos alunos do ensino médio no Brasil. A oportunidade da aproximação do aluno com a Sociologia, como um campo do saber, tem por objetivo a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais.