Leia o trecho a seguir:
“(...) a expressão gráfica infantil passa por várias etapas. Segundo C. Burt são em número de sete esses estágios ou fases de desenvolvimento: garatuja, linha, esquematismo ou simbolismo, realismo lógico, realismo visual, regressão e renascimento.” (SOUZA, 1977. p.67).
SOUZA, Alcidio M. de. Artes plásticas na escola. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Bloch Educação, 1977.
Analisando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
B. A expressão infantil começa com a fase das garatujas, período em que realismo descritivo se faz presente nos desenhos das crianças.
As garatujas consistem em rabiscos que são feitos pelas crianças a fim de representar seus sentimentos e sensações, além de outras atitudes que os pequenos desejariam ter feito.
Esses desenhos são desordenados e a criança não tem consciência de que o risco é o resultado dos movimentos que são realizados pelo lápis.
Esses desenhos são realizados na fase de 0 a 2 anos.
Na fase de pré-esquematismo não existe uma relação entre os elementos que a criança desenhou, por isso não pode ser uma verossimilhança.
Na fase de pseudo naturalismo, em que a criança já possui mais de 10 anos a mesma já passa a desenhar as suas inquietudes, angústias, etc. Nessa fase a mesma já consegue apresentar desenhos mais nítidos.
Bons estudos!
Resposta:
A resposta correta é
O grafismo da criança começa com as fases das garatujas, fase em que surgem os primeiros rasbiscos, por volta dos dois anos e meio até os quatro anos.
Explicação:
As crianças começam primeiro com garatujas e nao sabem descrever nada ao seu redor, simplesmente rabiscos.