Leia o trecho a seguir:
”[...] A educação baseada no bilinguismo parte do diálogo, da conversação, como ocorre com crianças ouvintes, possibilitando a internalização da linguagem e o desenvolvimento das funções mentais superiores. Hoje, no Brasil e especificamente no Rio de Janeiro, talvez estejamos passando por um período de transição entre as ideias oralistas e a liberdade de utilização da Libras. O bilinguismo, sendo bem utilizado, ou seja, expondo a criança surda a comunidade que utiliza Libras e possibilitando a aquisição dessa língua por meio diálogos, somada a estimulação sistemática dos resíduos auditivos e da língua oral, pode oferecer iguais condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças surdas em comparação com as ouvintes”.
GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: A linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. Rio de Janeiro: Plexus, 2002. p. 165.
Sobre esta temática apontada no artigo-base 02 visto em aula e entendendo que crianças surdas sem língua adquirida são capazes de realizar provas perceptivas e cognitivas com igual eficiência de crianças ouvintes da mesma idade, podemos afirmar que...
I – A criança surda utiliza mecanismos não linguísticos para resolver seus problemas cognitivos.
II – A criança surda desenvolve mecanismos linguísticos para resolver suas atividades cognitivas.
III – A criança surda possui potencial cognitivo, mas precisará adquirir uma língua para aprendizagens mais complexas.
IV – A criança surda usa sua criatividade infantil para interpretar símbolos visuais.
V – A criança surda tem a capacidade de criar sinais para se comunicar.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
A São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.(ACHO)
B São corretas as afirmativas II, III, IV e V, apenas.
C São corretas as afirmativas I, II, III, apenas.
D São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
E São corretas as afirmativas II e V, apenas.
Questão 2/10
Soluções para a tarefa
As alternativas I, III, IV e V estão corretas.
inicialmente, a educação bilíngue para surdos em ambiente nacional, passa por diversas lutas para a inclusão do sistema junto a grade curricular dos alunos.
Para ser mais exato, no Brasil não existe uma regulamentação que defina exatamente o que é uma escola bilíngue e por isso, atualmente somente as escolas para surdos, as escolas de fronteiras e as escolas indígenas são consideradas bilíngues, havendo uma grande lacuna a ser preenchida.
Por isso, o atendimento educacional especializado, promove um atividades e recursos de acessibilidade para atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade especial, assim como conscientizar os pais em como cuidar dessa patologia.
Conceito de didática:
https://brainly.com.br/tarefa/15998288