Leia o texto. Uma das características da arte barroca era seu gosto pelo ____________________. Com o passar do tempo, no século XVIII, essa estética sofreu um desgaste e seus exageros passaram a ser considerados de mau gosto. Com o objetivo de se contrapor a essa estética, o período posterior privilegiou o racionalismo e uma linguagem mais simples, menos ____________________. A vida no campo passou a ser valorizada e os valores da Antiguidade Clássica foram ______________________. Assinale a alternativa com as expressões que preenchem corretamente as lacunas, na ordem em que elas aparecem. (A) ornamento – rebuscada – retomados (B) exagero – objetiva – criticados (C) pensamento religioso – natural – ressignificados (D) comedimento – elaborada – reincorporados (E) excesso – conservadora – rechaçados
Soluções para a tarefa
(A) ornamento – rebuscada – retomados
O Barroco foi um movimento cultural que, em oposição ao Classicismo, buscou valorizar a tradição Cristã.
Uma das características principais do Barroco é o uso de figuras de linguagem que enfatizassem a dualidade Barroca, o conflito entre a fé e a razão, o contraste entre o céu e a Terra.
A linguagem Barroca apresenta uma tendência ao cultismo que representa o uso de uma linguagem mais elaborada, ornamentada, uma preocupação formal, o uso do jogo de palavras.
O arcadismo constituiu-se em um movimento literário que surgiu na Europa entre 1756 e 1825, em oposição ao movimento barroco, que buscou retomar aspectos da Antiguidade Clássica e do Renascimento.
A alternativa com as expressões que preenchem corretamente as lacunas, na ordem em que elas aparecem, é:
(A) ornamento – rebuscada – retomados
O Barroco tinha como uma das características o ornamento da linguagem, ou seja, a linguagem era muito rebuscada, enfeitada, por estar associada ao divino.
O movimento seguinte, o Arcadismo, buscou se contrapor a isso, utilizando uma linguagem menos rebuscada, ou seja, mais simples e mais próxima da realidade. Esse movimento retomou valores da Antiguidade Clássico, como o racionalismo.