Leia o texto que retrata um conflito importante para a história da América, a Guerra de Secessão.
A Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana, aconteceu entre 1861 e 1865, entre o norte e o sul dos Estados Unidos. Esse conflito trouxe grande destruição, sobretudo para o sul do país, afetando diretamente sua economia e resultando em um saldo aproximado de 600 mil mortos.
[...]
A grande divergência envolvendo os dois lados era pautada pelo debate do modelo de sociedade que seria implantado nos novos territórios americanos. Isso porque, com o processo de marcha para o oeste, iniciou-se a ocupação do oeste americano [...].
A referida guerra foi motivada
(A)
pela disputa de parte do território do México entre os estados do norte e do sul, devido à expansão da marcha para o oeste.
(B)
pelo fato de os estados do norte do país fazerem fronteira com o Canadá o que acarretou o grande desenvolvimento econômico dessa região.
(C)
pela intenção dos estados mais ao sul, escravistas e de economia agrícola se separarem dos estados ao norte, antiescravistas e de economia industrial.
(D)
o envolvimento das treze colônias americanas na Guerra da Independência em que os estados do norte e do sul saíram derrotados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(C) Pela intenção dos estados mais ao sul, escravistas e de economia agrícola se separarem dos estados ao norte, antiescravistas e de economia industrial.
Explicação:
A Guerra de Secessão foi motivada pela divergência que havia entre os dois grupos a respeito da abolição da escravatura e da extensão dos novos territórios que estavam sendo ocupados no oeste.
O Norte era caracterizado pelo desenvolvimento de uma forte indústria, defensor do trabalho livre assalariado e composto por uma forte classe média urbana. O Sul, por outro lado, possuía uma economia basicamente agrícola, voltada para a produção de algodão no sistema de plantation, com utilização extensa do trabalho escravo.
A grande divergência entre os dois lados durante a década de 1850 girava em torno da questão da política a ser adotada nos novos territórios que haviam sido conquistados. O Sul defendia a extensão do modelo escravista para os novos territórios, e o Norte defendia que os novos territórios deveriam ser constituídos com a proibição da escravidão.