Leia o texto:
Obra: O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro. São Paulo, Cia das Letras, 1995 O ponto de vista dos indígenas: “Os índios perceberam a chegada do europeu como um acontecimento espantoso, só assimilável em sua visão mítica do mundo. Seriam gente do seu deus sol, o criador – Maíra - , que vinha milagrosamente sobre as ondas do mar grosso. Não havia como interpretar seus desígnios, tanto podiam ser ferozes como pacíficos, espoliadores ou dadadores. Provavelmente seriam pessoas generosas, achavam os índios. Mesmo porque, no seu mundo, mais belo era dar do que receber”. O ponto de vista dos europeus: Para os que chegavam, o mundo em que entravam era a arena dos seus ganhos, em ouros e glórias (...) tudo lhes era concedido, sua ação de além do mar, por mais abjeta e brutal que chegasse a ser, estava permitido pelo papa e pelo rei. Abre-se com esse encontro um tempo novo, em que nenhuma inocência abrandaria sequer a sanha com que os invasores se lançavam sobre o gentio, prontos a subjugá-los pela honra de Deus e pela prosperidade cristã.”
a) Destaque os principais conceitos e noções que apareceram nestes trechos de textos. *
b) Como a reflexão sobre cultura operava no contexto da colonização?
Soluções para a tarefa
O contexto apresentado está no de miscigenação.
A reflexão sobre a colonização está nas desigualdades geradas até os dias de hoje.
O texto com as palavras de Darcy Ribeiro dialogam diretamente sobre a miscigenação que ocorreu em nosso país.
Através de um entendimento sobre características básicas do homem e do processo de colonização da nação, vemos que Darcy Ribeiro busca nos orientar sobre o espaço o qual habitamos hoje a importância da nação tendo relação direta com a miscigenação.
Para Darcy Ribeiro somos hoje um conjunto de características que nos fazem d um grupo identitário, diferenciado de outros grupos, e, tendo nossos 3 pilares étnicos começando pelos Índios, depois pelos Portugueses e em terceiro lugar pelos Africanos trazidos para o Brasil.