Leia o texto: “O modo de produção capitalista repousa no fato de que as condições materiais da produção encontram-se nas mãos dos que não trabalham, sob a forma de propriedade do capital e propriedade do solo, ao passo que a massa possui apenas a condição pessoal da produção — a força de trabalho.” (K. Marx, Crítica do Programa de Gotha, K. Marx e F. Engels, Obras Escolhidas, t. II, 1955, p. 16). 1. Sobre o conceito de mais-valia, marque a alternativa INCORRETA: * 1 ponto
a) A mais-valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor justo do que produziu durante a jornada de trabalho.
b)Um exemplo de desigualdade na produção de riqueza pelo capital é chamado por Marx de mais-valia, conceito relacionado à exploração do trabalho.
c) Com a mais-valia, o operário não produz para si, mas para o capital.
d) Na noção de mais-valia, o proprietário do meio de produção se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
Leia a citação: “No modo de produção capitalista cria-se a enganosa aparência de que, supostamente, os meios de produção (ou determinada quantidade de dinheiro, com a qual se podem comprar meios de produção) possuem em si mesmos a milagrosa capacidade de proporcionar ao seu proprietário uma renda regular, que não se origina do trabalho” (K. Marx, O Capital, t. I, 1955, p. 238).
2. Sobre os modos de produção, marque a alternativa INCORRETA: * 1 ponto
a) Marx observou que o trabalho se transformou ao longo da história, a partir da criação de novas tecnologias e relações sociais.
b) O capitalismo é organizado pela propriedade privada, a produção de mercadorias e o lucro.
c) No modo de produção capitalista, o trabalhador é expropriado dos meios de produção. Para conseguir sobreviver, ele vende a sua força de trabalho.
d)No sistema capitalista, o proletariado é detentor da propriedade de meios de produção, através de organizações comunitárias e associativas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)a
2)d
Explicação:
01. A resposta da questão, que aponta a alternativa incorreta, é a LETRA A:
A mais-valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor justo do que produziu durante a jornada de trabalho.
A mais-valia, calque do alemão Mehrwert, não é a garantia de que o trabalhador receberá o valor correto referente ao que produziu. Na verdade, o termo que ficou famoso ao ser empregado por Karl Marx trata-se da diferença entre o valor final do que foi produzido e a soma do valor referente aos meios de produção e do valor do trabalho tido, no sistema capitalista, como a base do lucro.
02. A resposta da questão, que aponta a alternativa incorreta, é a LETRA D:
No sistema capitalista, o proletariado é detentor da propriedade de meios de produção, através de organizações comunitárias e associativas.
Na realidade o proletariado não detém nenhum meio de produção, sendo ele a classe que se opõe à classe capitalista.
O proletário é, então, aquele que não possui nenhum meio de vida além da sua força de trabalho, força essa que é vendida visando a sobrevivência.
Espero ter ajudado!