Português, perguntado por karinahelena6373, 1 ano atrás

Leia o texto.

Na mídia em geral, nos discursos, em mensagens publicitárias, na fala de diferentes atores sociais, enfim, nos diversos contextos em que a comunicação se faz presente, deparamo-nos repetidas vezes com a palavra cidadania. Esse largo uso, porém, não torna seu significado evidente. Ao contrário, o fato de admitir vários empregos deprecia seu valor conceitual, isto é, sua capacidade de nos fazer compreender certa ordem de eventos. Assim, pode-se dizer que, contemporaneamente, a palavra cidadania atende bastante bem a um dos usos possíveis da linguagem, a comunicação, mas caminha em sentido inverso quando se trata da cognição, do uso cognitivo da linguagem. Por que, então, a palavra cidadania é constantemente evocada, se o seu significado é tão pouco esclarecido?
(Maria Alice Rezende de Carvalho, Cidadania e direitos).

a) Segundo o texto, em que consistem o uso comunicativo e o “uso cognitivo” da linguagem? Explique resumidamente.

b) Responda sucintamente a pergunta que encerra o texto: “Por que, então, a palavra cidadania é constantemente evocada, se o seu significado é tão pouco esclarecido?”

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelafelixclovz42e
52
Vamos as respostas!

a)      O uso dos termos “uso comunicativo” e “uso cognitivo” possuem dois significados distintos.  No caso do uso comunicativo, o foco principal é o efeito que a mensagem irá causar no receptor, e não a transmissão do conteúdo. Já, em sentido oposto, o uso cognitivo é de extrema importância que o conteúdo da mensagem seja inteligível e determinado.

b)      Conforme o texto, o significado da palavra cidadania não e evidente. Mas é uma palavra que causa, em quem escuta, um sentido positivo por estar diretamente ligado a algo que deve ser defendido e ampliado. As pessoas tendem a concordar com aqueles discursos que utilizam a palavra, mesmo que não seja uma informação muito precisa.

Espero ter ajudado! :)

Perguntas interessantes