Leia o texto Ideias anarquistas, de autoria do anarquista russo Piotr Kropotkin, e responda:
a) Que críticas o autor faz ao socialismo?
b) Por que, segundo Kropotkin, o Estado é um fator limitante para a reconstrução da sociedade em termos igualitários?
Soluções para a tarefa
Explicação: a) O autor crítica a forma de expressão pois em um trecho do texto que expressa sua opinião ."[...] pretende-se que este trabalho imenso,colossal que requer existe livre de gênio popular que se faça dentro dos pequeninos limites do Estado.[...] Pretende-se igualmente que o estado a razão no esmagamento do indivíduo, no desprezo pelas iniciativas, no triunfo de uma idéia que é forçosamente a ideia de mediocridade, transforme-se na alavanca que há de operar esta revolução profunda nas relações sociais! ....[...] Que infantilidade! Que inocência!"
b)Durante sua peregrinação em meio ao povo, Kropotkin convenceu-se definitivamente de que todo o mal é proveniente do Estado. Nos lugares que a mão do Estado não alcançava, as pessoas viviam felizes, embora pobres, concluiu. Eles se auto-organizavam em comunidades e passavam muito bem sem impostos e sem funcionários públicos.
Quando esteve na Suíça, observou como se organizava a associação de relojoeiros. Não havia qualquer autoridade que a controlasse –no entanto, ela funcionava perfeitamente. Aquela era uma verdadeira comuna anarquista da maneira como Kropótkin a concebia. Uma comunidade de pessoas livres que não trabalhavam sob coerção, mas por vontade própria. Lá mesmo, na Suíça, ele ingressou na Primeira Internacional (Associação Internacional dos Trabalhadores, fundada em 1864), a mesma da qual também fazia parte Karl Marx.