Leia o texto fictício que se apresenta sobre as representações partidárias municipais.
Jorge mora em São Thomé das Neves, um pequeno município de 10.000 habitantes no interior do Pará. Ele tem acompanhado nos jornais da televisão e nas redes sociais na Internet que há casos cada vez mais notórios de escândalos de políticos envolvidos em casos de corrupção. Jorge tomou uma decisão, a de querer participar mais da vida política e pensou em se filiar a um partido político. Assim, ele pensa em frequentar as assembleias realizadas no diretório municipal de seu partido e, através da sua opinião e do seu voto, ele tem a intenção de começar a não deixar que todas as decisões fiquem somente a cargo do presidente do diretório municipal de seu partido. Ocorre que Jorge queria participar do Partido da Revolução Moral do Brasil - PRMB, um partido com alguns deputados, senadores, mas que não tem um diretório fixo em São Thomé. Jorge descobriu que este partido, por ocasião das eleições, instala uma comissão provisória, cabendo aos caciques estaduais nomear os dirigentes locais. Ou seja, Jorge não poderá participar de decisão nenhuma, nem mesmo da escolha do próximo candidato do PRMB a prefeito de São Thomé das Neves, tudo é decidido por quem tem poder no partido.
Baseando-se na situação fictícia acima, assinale a única alternativa correta em relação às representações partidárias nos municípios.
Escolha uma:
a.
Todos os partidos políticos brasileiros não têm obrigação alguma de instalar diretórios em todos os municípios, pois não devem nada aos cidadãos.
b.
Escolher representantes e candidatos dos partidos não deve ser uma opção dos filiados partidários, mas apenas unilateralmente dos caciques dos partidos.
c.
Para uma democracia plena de fato, os cidadãos deveriam ter a possibilidade de participar de todas as decisões partidárias já em seu município.
d.
Uma vez escolhidos os presidentes partidários no nível nacional, devem caber apenas a estes todas as decisões do seu respectivo partido, inclusive de escolher que será candidato ou não, até mesmo no nível municipal.
e.
Os mais de cinco mil municípios brasileiros têm sempre uma representação partidária fixa de todos os mais de trinta partidos políticos brasileiros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
102
e. Para uma democracia plena de fato, os cidadãos deveriam ter a possibilidade de participar de todas as decisões partidárias já em seu município. Correto
CarlosAugustoMaciel:
Para uma democracia plena de fato, os cidadãos deveriam ter a possibilidade de participar de todas as decisões partidárias já em seu município. CORRETO
Respondido por
15
Para uma democracia plena de fato, os cidadãos deveriam ter a possibilidade de participar de todas as decisões partidárias já em seu município.
Perguntas interessantes